Geral

Hoje foi o dia de voltar às aulas no Dorothea

Publicado em 19/02/2018 às 17h32

                          Hoje foi o dia de reencontrar os colegas, fazer amigos novos, enfim, dar início ao Ano Letivo 2018, no Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke. Os estudantes foram recebidos com muito carinho pelos professores e equipe diretiva. Desejamos a todos um ótimo e abençoado Ano Letivo!

 

 

 

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Jornada encerra hoje com intensa programação pedagógica

Publicado em 16/02/2018 às 09h16

                 Encerra hoje a Jornada Pedagógica: “Ações Pedagógicas em transformação: somos protagonistas desta história”.  Desde ontem,  os professores do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke estão participando de intenso cronograma de atividades, que incluem palestras, oficinas e reuniões.

                 Todas as atividades são de qualificação e preparação para o ano letivo de 2018, que inicia nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro.

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

“Ações Pedagógicas: somos protagonistas desta história”

Publicado em 15/02/2018 às 09h40

             Professores e funcionários do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea  Schäfke   estiveram reunidos durante todo o dia de ontem em Seminário, cujo tema foi “Ações Pedagógicas: somos protagonistas desta história. O encontro iniciou pela manhã com a participação de Alexandre Martins, mestre em Administração de Empresas, professor MBA Gestão de Vendas da Unisinos, especialista em Cultura Disney e palestrante e treinador sobre o tema Excelência no Atendimento.

              Alexandre Martins iniciou os trabalhos com uma atividade com o grupo de professores e funcionários, ressaltando as transformações que estão acontecendo no mundo e a importância do desenvolvimento do potencial de cada um, deixando em questionamento: “O mundo está mudando. O que eu estou fazendo”?  A dinâmica seguiu com a palestra “A Cultura da Excelência”, com uma explanação do funcionamento da Disneylândia e os diversos fatores que tornaram o Parque um sucesso. Entre eles, Martins salientou a organização, o fator Uau (o encantamento), a segurança, a cortesia, a eficiência e o treinamento.

              Para ele,  são fatores que devemos colocar em prática no nosso dia a dia.  “Porque para atingirmos o sucesso, sabemos que 30% se refere ao fator genético, 10% às circunstâncias, mas 60% são nossas atitudes”, finalizou. A diretora Simone Weber ratificou a colocação do palestrante,  enfatizando que cada um é gestor da sua parte”.

              Logo em seguida, a funcionária do Recursos Humanos, Ana Lúcia de Britto, apresentou o eSocial, seu funcionamento e importância.

              À tarde, as atividades prosseguiram com a explanação “Estimativas 2018”, proferida  pela diretora Simone Weber.

              Durante a tarde, ainda aconteceu uma Caminhada até a Unidade II, com visitação às obras de melhorias realizadas no local e atividades em grupo. A diretora Simone Weber encerrou o evento agradecendo a participação e colaboração de todos, desejando um ótimo ano letivo.

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Confraternização encerra o período letivo

Publicado em 19/12/2017 às 20h12

                Equipe diretiva, professores e funcionários do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke estiveram reunidos no último domingo para confraternização de final de ano da escola.  O jantar festivo ocorreu num clima de muita descontração com entrega de presentes e revelação do amigo secreto.

               A diretora Simone Weber agradeceu a colaboração dos professores e dos funcionários durante o ano de 2017 e desejou boas festas e bom descanso a todos. O orientador religioso, Cleiton Henkel, proferiu uma mensagem de fé, esperança e amor, ressaltando o período especial de Advento.

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Advento, tempo de renovação

Publicado em 18/12/2017 às 10h31

                Estamos na terceira semana de Advento. Algumas pessoas estão cansadas e sobrecarregadas com o trabalho e com os preparativos para as festas de final de ano.Para outras, esta época é de magia e encantamento com as decorações natalinas e com as compras de Natal. O Advento não deve ser algo estressante para a humanidade. Deve sim,ser o tempo de espera  para a bênção que experimentamos, a partir do nascimento do menino de Belém. Que o Advento seja o período de nos preparamos para o verdadeiro sentido do Natal, de ponderações, de reflexões sobre nossos atos e de renovação do nosso compromisso com Deus.

 

                                                                                              Orientação Religiosa

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Dorothea é a melhor escola do Vale do Paranhana no Enem

Publicado em 15/12/2017 às 15h33

                              O Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke é novamente a melhor escola do Vale do Paranhana no desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal instrumento de avaliação da Educação Básica no país, de acordo com dados divulgados pela Consultoria Meritt sustentados por indicadores do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep). Até 2016, o ranking do Enem era divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), porém, a partir deste ano, o órgão federal divulga apenas microdados do exame, sem classificação. As informações oficiais divulgadas em 28 de novembro foram apuradas pela empresa de consultoria em educação Meritt, de Florianópolis (SC).

                              Segundo a diretora da escola, professora Simone weber, “este resultado é o reflexo do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, porque educação é um processo. O objetivo é impulsionar os nossos alunos rumo à excelência, mantendo a tradição do Dorothea, mas entendendo que o mundo passa por constantes e, a partir deste século, aceleradas mudanças, que exigem alterações significativas na condução dos processos de ensino-aprendizagem".

                              "O investimento em uma carga horária ampliada, na formação continuada de um quadro de professores qualificados e em disciplinas e projetos que contemplem o desenvolvimento de habilidades indispensáveis ao indivíduo do século XXI (autonomia, capacidade de resolver problemas, raciocínio lógico, trabalho em equipe) passaram a integrar a nossa proposta pedagógica. O nosso foco não é o ENEM. Mas os resultados são consequência de um trabalho desenvolvido ao longo da Educação Básica, que pressupõe estudantes cada vez mais comprometidos com a sua aprendizagem".

                              "Almejamos um formando do Dorothea bem instrumentalizado para seguir a sua trajetória acadêmica, o que é imprescindível. Nesse sentido, as avaliações externas, ENEM, vestibulares, concursos literários e mostras científicas, por exemplo, com expressivos resultados, corroboram o nosso trabalho, vivenciando o encontro da arte, da cultura, do lazer e do espaço de discussão, conforme os princípios luteranos".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Advento: é tempo de consolação

Publicado em 13/12/2017 às 07h55

                    Advento é tempo de preparação. Na primeira semana, ao acendermos a primeira vela da Coroa de Advento, reportamo-nos para a doação, em retirar de nossos corações o egoísmo e praticarmos gestos de solidariedade. Nesta segunda semana de Advento, queremos falar do consolo, consolo verdadeiro e eterno. Mas, para que isto aconteça, é necessário refletirmos sobre os nossos pecados, pecados que causam sofrimento, dor e injustiças, gerando desavenças e descompasso com os ensinamentos de Deus. É necessário reconhecer e enfrentar a realidade do pecado em nossas vidas, e ele, em muitas situações, está presente nos nossos corações. Advento é tempo de preparação para a vinda do Cristo Jesus. Tempo de refletirmos sobre nossos pensamentos e ações, tempo de auxiliar e de consolar.

                                                                                Orientação Religiosa

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Advento: é tempo de orar e esperar a vinda do Cristo Salvador

Publicado em 11/12/2017 às 07h49

                    Na correria da vida, muitas vezes esquecemos de orar. Orar por nós e pelo próximo, buscando em Deus o conforto que, muitas vezes, na vida nos é negado.  Unidos pela fé, a comunidade escolar, com espírito de solidariedade e doação, esteve reunida, na última quarta-feira, dia 6 de dezembro, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana, para o Culto de Advento, de preparação para a vinda do Cristo Salvador.

                   A liturgia foi conduzida pelo Orientador Religioso, da nossa escola, Cleiton Henkel, que contou com o apoio de professores e funcionários na pregação da Palavra de Deus.  O acompanhamento musical ficou a cargo dos grupos de corais e do Grupo Instrumental do Dorothea, regidos pelo professor Newton Waldemar Macedo.

                   Ao final do culto, a diretora do Dorothea, Simone Weber, proferiu uma mensagem de fé e amor a todos.  Simone Weber lembrou que neste ano celebramos os 500 anos Reforma, ressaltando os ensinamentos de Martim Lutero e sua compreensão da ética cristã. Desde já desejamos a todos um feliz e abençoado Natal!

 

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Voleibol Escolar: treinamentos e tendências

Publicado em 08/12/2017 às 08h34

       O professor de Educação Física, Alex Parnoff, participou, no último dia 30 de novembro, do curso Voleibol Escolar: Treinamentos e Tendências, ministrado pelo técnico tri-campeão brasileiro de Vôlei, Jorginho Schmidt.

       O objetivo do curso, conforme o professor Alex, foi de qualificar os treinos das equipes de voleibol, formando assim atletas mais preparados para as competições de 2018.

       Alex Parnof ressaltou a importância do curso na sua qualificação profissional e na aplicação de novas técnicas nas aulas de Educação Física, na escola. “Vamos implementar  treinos com situações reais de jogo e o aluno sempre mantendo o foco para o acerto do gesto técnico”.

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Sábado de muita diversão da comunidade escolar

Publicado em 04/12/2017 às 18h21

          Desta vez as condições climáticas colaboraram e o sábado foi de muita integração e diversão entre pais, professores, alunos e seus familiares no Dia da Família Dorothea. A Pernadinha Solidária foi umas das atrações, tendo como cartelas premiadas as dos alunos Otávio Angeli, da turma 301, e Guilherme Pacheco Raymundo, da turma 201. Ambos fizeram 20 acertos.

         Neste ano, também tivemos a Corrida do Saco, com a participação de pais de alunos. A vencedora foi Vanessa Wagner, mãe dos alunos Henri Wagner Corá e Valentina Wagner Silveira. 

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

show fwB center tsY fsN normalcase|left tsN fwR fsN|left show fwR|b01 bsd||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05 fwR|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||