Geral

Educadores são destaques no Prêmio Professor Inovador

Publicado em 08/11/2018 às 12h40

       Os professores da nossa escola, André Jaeger da Cunha e Sílvio Brito, foram destaques no Prêmio Professor Inovador e receberam medalhas durante cerimonial nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), na última quarta-feira, dia 31 de outubro.

       Em solenidade na Câmara de Vereadores, no último dia 23 de outubro, os finalistas do Prêmio foram homenageados. Nos dois eventos, os professores André e Sílvio estiveram acompanhados pela diretora da nossa escola, Simone Weber. Parabéns aos nossos educadores!

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Celebrações com homenagem ao Dia da Reforma

Publicado em 31/10/2018 às 20h47

              Este dia 31 de outubro é especial para os luteranos. Hoje se comemora o Dia da Reforma.  Durante as celebrações desta quarta-feira, a data foi lembrada e homenageada. Pela manhã, com a participação do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, o momento religioso aconteceu no ginásio na nossa escola, com troca de púlpito e mensagem do pastor Valmor Haag.  A liturgia ficou a cargo do orientador religioso Cleiton Henkel, com acompanhamento musical dos alunos Lucas Kohlrausch Henkel, Tales Augusto Wallauer de Leão, Henrique Gabriel Fernandes e João Paulo Arnold Barros, do 3º ano do EM.

              À tarde, a celebração com os alunos do Ensino Fundamental I contou com a apresentação de uma peça teatral da turma 301, da professora Juliana Duarte. Já os pequenos da Educação Infantil participaram do tradicional Chá da Reforma, no Lar OASE, quando também teve um momento religioso, com mensagem dos professores Cleiton Henkel e Marilene Ebert Bobsin.

               Reforma -  “O dia 31 de outubro de 1517 foi a data escolhida por Martinho Lutero para divulgar suas 95 teses, que foram pregadas na porta da igreja do castelo de  Wittenberg, na Alemanha, iniciando assim a Reforma Protestante. Os argumentos do ex-monge Lutero não pediam que a Igreja se dividisse, mas que passasse por uma reforma teológica, abandonando práticas que contrariavam as Escrituras Sagradas.  Os ideais se espalharam pela Europa e encontraram eco em vários movimentos similares. Essa é a raiz das igrejas evangélicas que se espalham por todo o mundo até hoje”.

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Professor/a, Trabalhador/a, qual a tua Essência?

Publicado em 26/10/2018 às 09h50

                    Professor/a, Trabalhador/a, qual a tua Essência?  Esse foi o tema do encontro interativo promovido pela nossa escola no último sábado pela manhã, reunindo direção, professores e funcionários.

                   O evento iniciou com um café colonial. Logo após a assessora pedagógica da Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP), Valéria Franz Bock, conduziu os trabalhos numa manhã agradável, de muita integração, reflexão e compartilhamento.

                   Encerrando o encontro, aconteceu uma oficina na qual foram produzidos difusores com diversas essências. A diretora Simone Weber encerrou o evento parabenizando professores e funcionários e agradecendo pela presença de todos.

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

APF tem nova diretoria

Publicado em 26/10/2018 às 09h04

                            A Associação de Professores e Funcionários (APF) do Dorothea está com nova diretoria. Durante festa alusiva ao Dia do Professor, na última segunda-feira, dia 15 de outubro, foram eleitos os novos integrantes da APF.

                            Confira a nominata para a gestão 2018/2020:  Luana Ferreira Mello (presidente), Vanessa Möller (vice-presidente), Alex Parnoff (1º tesoureiro), Gabriela Maciel Lamberty (2ª tesoureira), Camila Koning (1ª secretária) e Nicole Siebel (2ª secretária). Parabéns a todos e uma ótima gestão!

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Alunos cantam parabéns para o Dorothea

Publicado em 26/10/2018 às 08h54

                                                  A nossa escola completou 87 anos no último dia 18 de outubro. Entre as comemorações, na Educação Infantil, os pequenos cantaram parabéns para o Dorothea.

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Doroler contou com diversas atrações culturais e literárias

Publicado em 25/10/2018 às 17h42

                   Compartilhamentos literários, horas do conto e apresentações teatrais e musicais foram algumas das atividades realizadas durante o Doroler.  A Semana Literária, que iniciou na última terça-feira, encerrou na sexta-feira com sarau em homenagem ao aniversário da nossa escola.

                    Na quarta-feira, o Doroler recebeu os escritores Duda Falcão e Renato Velho para bate-papo com os alunos do Ensino Fundamental II e da Educação Infantil, respectivamente. Na quinta-feira, dia do aniversário do Dorothea, tivemos esquetes e apresentação da Banda Celta.

                    A programação do Doroler envolveu todos os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I, do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, sendo o maior evento literário da nossa escola.

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Doroler encerra hoje com Sarau em homenagem à escola

Publicado em 19/10/2018 às 09h13

                             Com Sarau em homenagem à nossa escola, que completou 87 anos ontem, encerra hoje Doroler. O maior evento literário da nossa escola está acontecendo desde a última terça-feira com diversas atividades como compartilhamento literário, hora do conto e apresentações teatrais e musicais.

 

                            

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da Tia Romi

Publicado em 18/10/2018 às 09h11

                            Faleceu ontem à noite, no Hospital Bom Jesus, a Sra. Rose Marie Dorothea Elizabeth Schäfke, a nossa querida Tia Romi, na idade de 97 anos. Filha da nossa fundadora, a sra. Dorothea Schäfke. Ela está sendo velada na Capela do Lar OASE, e seu sepultamento ocorrerá `as 17h, no Cemitério Municipal de Taquara.

                              Hoje, a nossa escola está completando 87 anos de existência, seu início se deu com a abertura de um Kindengarten (Jardim de Infância, em alemão), segundo a Tia Romi, atendendo ao desejo de sua irmã Thea, que também queria ir à aula como seus irmãos que frequentavam a Escola Alemã. Dona Dorothea estava, sim, atendendo ao desejo da filha, mas também indo ao encontro do desejo de uma comunidade religiosa que via na educação o único caminho viável para que o ser humano pudesse fazer escolhas com efetiva liberdade, que só o conhecimento possibilita.

                              A professora Regiane Müller Martins, ex-diretora do Centro, no prefácio da revista comemorativa aos 75 anos da escola, cita o Salmo 100.5: “O Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e sua verdade dura de geração em geração”; e complementa: “Muitas gerações participaram da contínua construção da escola, na certeza da fé em Deus. Gerações sonharam, uniram esforços e trabalharam com dedicação para que seus filhos e netos tivessem uma escola de referência luterana”.

                              Desde os seus 10 anos a Tia Romi fez parte desta história. Hoje ela nos deixa. Significativo que seja nesta data. Creio que seu desejo também se realizou, pois de alguma forma, os fatos marcantes de sua vida sempre estiveram ligados à escola.

                              A Tia Romi será sempre lembrada com muito carinho nesta Comunidade Escolar, e sua passagem pela nossa Escola Evangélica será celebrada com gratidão.

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Começa o Doroler

Publicado em 16/10/2018 às 11h10

                                  Iniciou hoje a programação do Doroler. Na manhã desta segunda-feira tivemos a abertura do evento com a participação da diretora Simone Weber. Logo em seguida, os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio assistiram a peça: "O latido dos Geraldinhos", encenada pelo grupo Beco do Teatro, do Dorothea. A Semana Literária da nossa escola segue até sexta-feira, com diversas atividades. Confira a programação:

16 de outubro – Terça-feira

Unidade I

9h15min – Abertura (EF II e EM)

9h30min – Apresentação da peça “O latido dos Geraldinhos” (EF II e EM)

13h30min – Compartilhamento literário – 2ºs e 3ºs anos do EF I

16h – Compartilhamento literário – 4ºs, 5ºs e 6ºs anos do EFI.

Unidade II

Hora do conto

17 de outubro – Quarta-feira

Unidade I

7h30min – Compartilhamento literário EF II

10h – Bate-papo com o autor Duda Falcão (EF II e EM)

À tarde -  Hora do conto EF I (Cada turma terá seu horário previamente agendado)

Unidade II

 

Bate-papo com o autor Renato Velho

 

18 de outubro - Quinta-feira

Unidade I

8h – Esquetes sobre o livro “O continente – vol I” (8º e 9º anos do EF II e EM)

10h30min – Apresentação musical – Bando Celta 

13h30min – Peça teatral “Os bardos de Erin”

Bate-papo com os autores Renato Velho e Caio Haag

Unidade II

Comemoração do aniversário da escola

 

 

19 de outubro – Sexta-feira

Unidade I

7h30min – Compartilhamentos literários EM

10h15min – Encerramento com a peça “O pastel estragado”

16h – Sarau em homenagem à escola

Unidade II

14h - Visitação à unidade I e Hora do Conto

 

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Parabéns professores Dorothea

Publicado em 15/10/2018 às 12h21

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

show fwB center tsY fsN normalcase|left tsN fwR fsN|left show fwR|b01 bsd||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05 fwR|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||