Ensino Médio

Turma 221 faz passeio pela Floresta Nacional de São Francisco

Publicado em 08/11/2018 às 12h50

                                       A turma 221 fez um belo e interessante passeio de estudos pela Floresta Nacional de São Francisco de Paula,  Os alunos estiveram acompanhados dos professores André Jaeger da Cunha e Suzana Hans. 

 

Categoria: Ensino Médio
Comentários (0) e Compartilhar

Coral Jovem do Dorothea no 18º Encorse

Publicado em 26/10/2018 às 09h10

                            O Coral Jovem do Dorothea participou, nos últimos dias 18 e 19 de outubro, do 18º Encorse - Encontro de Corais da Rede Sinodal de Educação. O evento aconteceu no Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, em Cachoeira do Sul. Os alunos estiveram acompanhados do coordenador Cleiton Henkel e do professor e maestro Newton Macedo.

Categoria: Ensino Médio
Comentários (0) e Compartilhar

Dorothea na 10ª Amovise

Publicado em 05/10/2018 às 15h10

                    Acompanhadas pelo professor e coordenador Cleiton Henkel,  as estudantes Isadora Fagundes Galle e Júlia Rosa de Souza, da turma 221, do Ensino Médio, participaram, na última quarta-feira, da 10ª Amovise - Amostra de Vídeos da Rede Sinodal de Educação, no Colégio Evangélico Alberto Torres – CEAT, em Lajeado.

                    O grupo apresentou o vídeo “Por trás de mim”, vencedor da IX Mostra de Vídeos do  VII Doroarte, na categoria Ensino Médio.  De acordo como professor Cleiton, a Amovise foi um encontro de muito aprendizado e trocas de experiências.

Categoria: Ensino Médio
Comentários (0) e Compartilhar

Dorothea ganha prêmio e vai para a Mostratec

Publicado em 05/10/2018 às 14h52

                     Com o projeto Limpeza do Arroio Koetz, o Dorothea ficou com a segunda colocação na 1ª Mostra Científica Júnior das Faculdades de Taquara, sendo premiado com inscrição e vaga para a Mostratec.

                       O trabalho premiado foi apresentado pelos alunos Lucas Moi Reschke e Julius Felipe Araújo, acompanhados pela professora e orientadora do projeto, Juliana Bergmann.

                       O grupo autor do trabalho também está integrado pelos alunos André Roennau, Carlos Wallauer, Lucas Lauck e Mikael Brito, que realizaram o trabalho dentro projeto Ação e Reação.

                        Mostratec -  “A Mostratec é uma feira de Ciência e Tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas do Ensino Médio e da educação profissional técnica de nível médio”.

 

Categoria: Ensino Médio
Comentários (0) e Compartilhar

H1N1 é premiado no 2º Festival de Vídeos Digitais

Publicado em 05/10/2018 às 09h17

                       O Dorothea foi uma das três escolas do Brasil premiadas no 2º Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, promovido pela UNESP de Rio Claro, com o vídeo H1N1, produzido pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, Carlos Augusto Wallauer, Julius Felipe Araújo de Oliveira, Lucas Leonardo Lauck, Lucas Moi Reschke e Rodrigo Raio Timmen Raimundo.

                         De acordo com o professor e doutor em Matemática, Silvio Britto, numa primeira etapa, o festival recebeu vídeos de todo o Brasil, com classificação de 25 deles para a comissão julgadora nacional. “Destes, seis foram selecionados para a final, e três foram premiados,  sendo um deles o nosso”, comemora.

                            O vídeo foi uma das atividades da Doromática, que aconteceu em maio na nossa escola e tinha o objetivo de  retomar os conteúdos trabalhados durante o ano, tornando os alunos produtores do conhecimento.  “Eles buscaram o conteúdo, e nessa busca  insterdisciplinar, trabalharam também a  Biologia, com progressões geométricas relacionadas à proliferação do H1N1.

 

 

Categoria: Ensino Médio
Comentários (0) e Compartilhar

Celebrações refletem sobre o papel do idoso na sociedade

Publicado em 29/09/2018 às 17h30

                        Refletir sobre o papel do idoso nos nossos lares e na sociedade. Esse foi o tema das celebrações que aconteceram ontem na nossa escola, conduzidas pelo orientador religioso Cleiton Henkel.

                          Pela manhã tivemos dois momentos religiosos, um para o Ensino Fundamental II, com acompanhamento musical do professor Newton Macedo, e o  outro para o Ensino Médio, com a participação da aluna Gabriela Kohlrausch Henkel, ao violão.

                          Para a celebração do Ensino Fundamental I, à tarde, o professor Cleiton contou com o auxilio da turma 202, da professora Fernanda Graciela Araújo Pacheco.

 

Categoria: Ensino Médio, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano, Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

O julgamento de Capitu

Publicado em 29/09/2018 às 17h08

                            Com base na obra de Machado de Assis, os alunos do 3º ano do Ensino Médio fizeram uma simulação do julgamento da suposta traição de Capitu, do livro Dom Casmurro, leitura obrigatória para o terceirão. A atividade aconteceu dentro das disciplinas de Português, Literatura, Sociologia e Filosofia, dos professores Ângela Soder e Ivan Terra.

Categoria: Ensino Médio
Comentários (0) e Compartilhar

Muitos aplausos para o Beco do Teatro

Publicado em 28/09/2018 às 07h21

                    O Grupo Beco do Teatro arrasou na 40ª Atese – Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação, com a peça “O Latido dos Geraldinhos”.  O evento aconteceu nos últimos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Instituto de Educação Ivoti. “Fomos muito aplaudidos e parabenizados. Tudo maravilhoso”, comemora o professor, autor e diretor da peça, João Ieffet Parada.

                   De acordo com João, durante o evento foram encenadas nove peças, com total dedicação dos alunos e professores das escolas participantes. “Fomos muito bem recebidos, com ótimo acolhimento e integração de todos. Fico muito feliz por poder participar de um evento como a Atese, que é um dos maiores do nosso Brasil”, ressalta.

Categoria: Ensino Médio
Comentários (0) e Compartilhar

Dorothea na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado em 14/09/2018 às 11h53

                      Estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da nossa escola participam amanhã da segunda fase da 14ª OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática. O projeto é dirigido às escolas públicas e privadas e, entre outros, tem o objetivo de  estimular o estudo da matemática, identificando talentos na área.

                       A premiação abrange participação no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), certificados de menção honrosa e medalhas de ouro, prata e bronze. Da nossa escola, farão a prova neste sábado, às 14h30min, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rodolfo Von Ihering, os seguintes alunos: Arthur Saraiva Masschmann, Victor Damasio Hameister, Eduardo Capovilla, Eduarda Rafaela Müller, Guilherme Wagner Barbosa, Guilherme Soder da Silva, Henrique dos Santos Rodrigues, Lucas Schoenardie Sohne, Rafaela Müller Wallauer e Tales Augusto Wallauer de Leão. Boa prova a todos!

 

 

Categoria: Ensino Médio, Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Grupo Beco do Teatro participa da 40ª Atese

Publicado em 12/09/2018 às 13h20

                  Com a peça “O Latido dos Geraldinhos”, o Grupo Beco do Teatro da nossa escola participa, de hoje até sexta-feira, da 40ª Atese - Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação, no Instituto de Educação Ivoti. Neste evento, os alunos estarão acompanhados pelos professores Cleiton Henkel e João Ieffet Parada.

                  Conforme João Parada, “O Latido dos Geraldinhos”, peça escrita e dirigida por ele, terá duração de 40 minutos e retrata todos os tipos de situações que envolvem uma família nada convencional e muito barulhenta. “A começar pelo pai, que criou sozinho os filhos. Os adolescentes, cansados de vê-lo solitário, resolvem selecionar uma nova esposa entre as mulheres da vizinhança. O que eles não contavam é que tudo ficaria mais confuso quando a mãe deles retorna para casa. Com bom humor e muita diversão, o amor é o protagonista do espetáculo”.

                  O Grupo Beco do Teatro está composto por 17 alunos das três turmas do Ensino Médio do Dorothea. São eles: Ana Laura Santos, André Kalil, Luísa Reis, Henrique Rodrigues, Maria Fernanda Campana, Isabel Hirt, Lucas Couto, Ryanne Santos, Thiago Matte, João Vicente Moser, João Vítor Moewius, Sophia Jacobus, Vitória Almeida, Júlia Dias, Júlia Mello, Nicolas Corbellini e Cássia Tainá. Um bom evento a todos!

Categoria: Ensino Médio
Comentários (0) e Compartilhar

show fwB center tsY fsN normalcase|left tsN fwR fsN|left show fwR|b01 bsd||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05 fwR|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||