Séries Inicias - 6º ao 9º ano

Sub 13 de Futsal nas disputas da Liga e do Torneio Meridional

Publicado em 20/05/2019 às 09h37

                        A equipe de Futsal Masculino Sub 13 da nossa escola disputou na última quinta-feira o Torneio Meridional da Rede Sinodal de Educação. Os jogos aconteceram no ginásio do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, em Tramandaí.

                        Com uma ótima campanha, o time do professor Sandro Pacheco encerrou a competição na 4ª colocação.  Parabéns aos alunos e atletas:  Arthur Henrique Pinheiro,  João Matheus Fin Martini, Gustavo Souza Farias, Artur Dörr Eltz, Gustavo Amador Kohlrausch,  Pedro Henrique Munari  Luz, Matheus Lopes Brando, Gabriel  Fries  Slaski, João Vitor Volkweis e Fernando Schenkel  Filho.

          LIGA SINODAL DE ESPORTES – Também ficando na 4ª colocação, a equipe Sub 13 de Futsal participou da primeira rodada da Liga Sinodal de Esportes, no ginásio do Colégio Sinodal Tiradentes, em Campo Bom, no mês de abril.

            Nesta disputa, o Dorothea jogou com:  Luís Otávio Flesch de Oliveira, Gabriel  Soder da Silva, Artur Dörr Eltz,  Matheus Lopes Brando, Gustavo Amador Kohlrausch,  João Matheus Fin Martini, Fernando Schenkel  Filho, João Vitor Volkweis, Gustavo Souza Farias, Pedro Henrique Munari  Luz, Gabriel  Fries  Slaski e  Arthur Henrique Pinheiro.

Categoria: Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Palestra dos Bombeiros orienta sobre prevenção de incêndio

Publicado em 10/05/2019 às 07h55

                                               Como devemos proceder em caso de um princípio de incêndio foi pauta das palestras do Corpo de de Bombeiros de Taquara para os alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio da nossa escola.

                                               As palestras aconteceram no ginásio da nossa escola, em dois momentos, na última segunda-feira. Nos dois encontros, os estudantes receberam orientações de como proceder no caso de um princípio de sinistro. 

                                                Em data a ser definida, a escola promoverá, juntamente com o Corpo de Bombeiros de Taquara, a simulação de desocupação do prédio. A atividade estava prevista para acontecer na segunda-feira, mas foi cancelada devido ao mau tempo.

                                               Para a aluna Júlia Möller Kayser, da turma 801, a palestra foi muito esclarecedora. "Gostei e aprendi muito. Os vídeos e powerpoint foram super explicativos", ressalta.

Categoria: Ensino Médio, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano, Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Palavras de carinho e esperança para Brumadinho

Publicado em 15/04/2019 às 08h05

                   Ser solidário e preocupar-se com o próximo são valores que devem ser sempre lembrados e praticados. Exemplo disso é o projeto interdisciplinar desenvolvido com as turmas 601 e 602, no qual os estudantes confeccionaram e enviaram cartões com mensagens de carinho e esperança para crianças, adolescentes e jovens de Brumadinho, em Minas Gerais.

                   O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de Artes, Ensino Religioso e Geografia, com os professores Daisi Martini, Cleiton Henkel e Tatiana Lazaretti, respectivamente.  Após estudarem sobre o assunto, os alunos fizeram  os cartões que foram enviados para a Comunidade Luterana de Belo Horizonte, que na Semana Santa fará a distribuição das mensagens.

                    O rompimento da barragem de Brumadinho ocorreu em janeiro deste ano e foi um dos maiores desastres  já ocorrido. Durante o projeto da nossa escola, os alunos trabalharam questões como: análise da situação das pessoas atingidas na tragédia, impacto para a região e para o país e a importância do cuidado com as pessoas e o meio ambiente.

 

 

Categoria: Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Noite especial com as turmas dos sextos anos

Publicado em 09/04/2019 às 15h40

                        Os alunos das turmas 601 e 602 tiveram uma noite especial na última quinta-feira, com a participação dos pais.  A programação foi coordenada pelas professoras regentes das turmas, Clair Arend (601) e Vanice Lamberti (602).

                        Durante o encontro, os estudantes da turma 601 aproveitaram a noite especial e criaram as regras da turma para o ano letivo, juntamente com os seus pais e a professora Clair Arend.

                        Na turma 602, a professora Vanice aplicou os jogos MenteInovadora, com a participação dos alunos e de seus pais.  Após a atividade, a turma concluiu que: “não é o mais forte e nem o mais inteligente que alcança os seus objetivos, mas sim aquele que se adapta melhor ao mundo, utilizando paciência, persistência, foco, inovação, criatividade e trabalho em equipe”.

Categoria: Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Pesquisando o corpo humano

Publicado em 09/04/2019 às 15h07

                 “Despertar o interesse pelo estudo do corpo humano, promovendo a interação entre os grupos dos diferentes sistemas formados”. Esse foi principal objetivo do trabalho desenvolvido pela professora Vanice Lamberti, na aula de Ciências, com as turmas 801 e 802.

                    Para realização do trabalho, conta a professora Vanice, os alunos foram divididos em grupos, e cada um escolheu um órgão do corpo humano para pesquisar.  “Após, confeccionaram os órgãos e montaram o corpo humano”.

                    A professora ressaltou o comprometimento e a união das turmas na realização do trabalho. “A realização da tarefa proporcionou maior conhecimento e melhoria de habilidades, com destaque também para o foco e o interesse dos alunos”.

Categoria: Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

“Caça aos Livros” na biblioteca do Dorothea

Publicado em 29/03/2019 às 07h41

                         Familiarizar os estudantes no ambiente da biblioteca escolar.  Esse foi o objetivo da bibliotecária da nossa escola, Leila Koch, que organizou uma apresentação virtual em sala de aula, seguida de uma “Caça aos Livros”, com os alunos do Ensino Fundamental II.

                         De acordo com a bibliotecária, durante a apresentação virtual foram retomadas as regras existentes na biblioteca e foi explicado aos alunos como são organizados os livros nas estantes e nas prateleiras, a partir do Código Decimal Universal (CDU) e da Tabela Cutter (Indicação do Autor).

                         Na “Caça aos Livros”, conta Leila, os estudantes foram divididos em grupos, com sorteio de classificação de um livro e tiveram dois minutos para encontrá-lo na estante. “Foram momentos divertidos de aprendizagem coletiva, nos quais os alunos puderam entender melhor o que significam todas as letras e números encontrados nas lombadas dos livros”, ressalta.

Categoria: Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Como posso ajudar o nosso próximo?

Publicado em 15/03/2019 às 09h32

                      “As obras de misericórdia” foi tema das celebrações desta quinta-feira na nossa escola, contextualizando situações em que podemos ajudar o nosso próximo, acolhendo-o e auxiliando-o.

                       Pela manhã,  o professor e orientador religioso Cleiton Henkel contou com o auxílio musical do professor Newton Macedo na  celebração para o Ensino Fundamental II.  O momento religioso do Ensino Médio teve a participação dos alunos Lucas Lauck, Isadora Pereira e Gabriela Henkel.

                        A turma 402, da professora Juliana Duarte, conduziu  a celebração da tarde, juntamente com  o professor Cleiton.  “Estamos na Quaresma, no período de reflexão e preparação para a Páscoa.  Nas celebrações de ontem abordamos  o tema “As obras de misericórida” e as transformações na sociedade,  nos perguntando: como podemos ajudar o nosso próximo”?

 

Categoria: Ensino Médio, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano, Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Professora tem trabalho destaque no MenteInovadora

Publicado em 15/03/2019 às 09h27

                        A professora Vanice Lamperti, professora aplicadora do programa MenteInovadora, foi destaque no Práticas Exitosas 2018, compartilhando o trabalho "Estações de aprendizagem: construção coletiva do saber”.

                        O projeto Práticas Exitosas foi criado como uma forma de professores aplicadores do programa MenteInovadora compartilharem metodologias que sejam vivenciadas diariamente pelos alunos, ou seja, que vão além do jogo em sala de aula.

                        O trabalho da professora Vanice, aplicado com o 7º ano, ficou entre os 10 melhores compartilhados. “Eu fico muito satisfeita em ver o resultado, na nossa escola, da metodologia que estamos aplicando, transcendendo o conteúdo, se integrando à vida dos alunos, formando melhores cidadãos.”

                        “O MenteInovadora é composto por três pontos principais: jogos de raciocínio, desenvolvimento de métodos cognitivos e mediação de aprendizagem”.

Categoria: Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

“...Vamos nos dedicar, será o ano mais bonito e mais feliz”!

Publicado em 13/03/2019 às 21h46

               O objetivo era fazer uma recepção diferente, calorosa e gratificante para todos os alunos da nossa escola. Então, inspirada em outro educandário da Rede Sinodal, a diretora Simone Weber teve a ideia de apresentar um Flash Mob para os estudantes no primeiro dia de aula.

                A tarefa de criar a letra e a dança foi dada para a professora de Inglês da Educação Infantil, Mariana Weber. “Foi um trabalho de muita dedicação.  Primeiro a diretora me passou algumas palavras-chaves que deveriam constar na música”, conta Mariana.

                  O primeiro passo, segundo a professora, foi encontrar uma música com ritmo mais atual. Depois criar a letra e obter a aprovação. “Concluído esse processo, partimos para os ensaios. Todo mundo: direção, professores e funcionários se engajaram na proposta".

                 Para Mariana, o trabalho foi muito gratificante.  “Estava muito ansiosa para ver o resultado. “O Flash Mob teve uma ótima receptividade por parte dos alunos e dos pais. O clima foi muito bom, muito feliz”, comemora.

Categoria: Ensino Médio, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano, Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Primeiras celebrações do ano abordam o tema da IECLB

Publicado em 27/02/2019 às 09h06

               “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou”. João 14.27 “Igreja, Economia e Política”.  Esse é o tema da IECLB para 2019 e o mesmo  foi abordado durante as primeiras celebrações deste ano na nossa escola, ocorrida na segunda-feira.

                 As celebrações foram conduzidas pelo professor e orientador religioso Cleiton Henkel, que falou sobre o tema, enfatizando a importância da construção de pontes na sociedade, visando um mundo melhor.

                 Pela manhã,  o momento religioso contou com o acompanhamento musical da aluna Gabriela Henkel, do Ensino Médio, e à tarde com o  professor de música Newton Macedo.

Categoria: Ensino Médio, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano, Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

show fwB center tsY fsN normalcase|left tsN fwR fsN|left show fwR|b01 bsd||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05 fwR|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||