Notícias CSEMDS

Instrumentos Ópticos: descobertas e aprendizados

Publicado em 10/04/2019 às 19h12

                          “Os instrumentos ópticos são dispositivos capazes de processar a luz, melhorando a formação da imagem, ampliando-a e detalhando-a”.   E para vivenciar isso na prática, a professora de Ciências,  Cassiani  Nassif,  levou os alunos das turmas 501 de 502 para uma atividade na Praça Marechal Deodoro.

                De acordo com a professora, foi uma aula diferente, que trouxe muitas descobertas e aprendizados aos alunos.

Categoria: Séries Iniciais - 1º ao 5º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Professores do Dorothea na IV Semana da Língua Alemã

Publicado em 10/04/2019 às 09h15

                Os professores de Alemão da escola, Clair Arend e Osmar Arend, participaram, na última sexta-feira, dia 5 de abril, a convite do Consulado da Alemanha, do lançamento da IV Semana da Língua Alemã. O evento ocorreu no auditório do Instituto Goethe, em Porto Alegre e contou com a presença de autoridades representativas da Espanha, da Itália, da França, entre outros.

                Na ocasião, o Cônsul da Alemanha, Thomas Schmitt, e o Secretário da Educação de Porto Alegre, Faisal Karam, enfatizaram a importância do plurilinguismo e da necessidade de se aprender diferentes idiomas, visto que o mundo globalizado exige isso. "Aprender Alemão traz um diferencial significativo para a vida das pessoas como segunda língua estrangeira, o que abre muitas portas, porque o Brasil abriga o maior número de empresas alemãs fora da Alemanha. O país também oferece muitas oportunidades de estudos, seja na forma de bolsas de estudos ou com oportunidades de intercâmbio".

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Noite especial com as turmas dos sextos anos

Publicado em 09/04/2019 às 15h40

                        Os alunos das turmas 601 e 602 tiveram uma noite especial na última quinta-feira, com a participação dos pais.  A programação foi coordenada pelas professoras regentes das turmas, Clair Arend (601) e Vanice Lamberti (602).

                        Durante o encontro, os estudantes da turma 601 aproveitaram a noite especial e criaram as regras da turma para o ano letivo, juntamente com os seus pais e a professora Clair Arend.

                        Na turma 602, a professora Vanice aplicou os jogos MenteInovadora, com a participação dos alunos e de seus pais.  Após a atividade, a turma concluiu que: “não é o mais forte e nem o mais inteligente que alcança os seus objetivos, mas sim aquele que se adapta melhor ao mundo, utilizando paciência, persistência, foco, inovação, criatividade e trabalho em equipe”.

Categoria: Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Estilos Musicais na Sexta Temática

Publicado em 09/04/2019 às 15h33

                                       Estilos Musicais foi o tema da Sexta Temática do terceirão. Uma vez por mês, os alunos do 3º ano do Ensino Médio escolhem um tema e se caracterizam do mesmo, numa divertida brincadeira. Parabéns pelas criativas caracterizações.

Categoria: Ensino Médio
Comentários (0) e Compartilhar

Pesquisando o corpo humano

Publicado em 09/04/2019 às 15h07

                 “Despertar o interesse pelo estudo do corpo humano, promovendo a interação entre os grupos dos diferentes sistemas formados”. Esse foi principal objetivo do trabalho desenvolvido pela professora Vanice Lamberti, na aula de Ciências, com as turmas 801 e 802.

                    Para realização do trabalho, conta a professora Vanice, os alunos foram divididos em grupos, e cada um escolheu um órgão do corpo humano para pesquisar.  “Após, confeccionaram os órgãos e montaram o corpo humano”.

                    A professora ressaltou o comprometimento e a união das turmas na realização do trabalho. “A realização da tarefa proporcionou maior conhecimento e melhoria de habilidades, com destaque também para o foco e o interesse dos alunos”.

Categoria: Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

“Caça aos Livros” na biblioteca do Dorothea

Publicado em 29/03/2019 às 07h41

                         Familiarizar os estudantes no ambiente da biblioteca escolar.  Esse foi o objetivo da bibliotecária da nossa escola, Leila Koch, que organizou uma apresentação virtual em sala de aula, seguida de uma “Caça aos Livros”, com os alunos do Ensino Fundamental II.

                         De acordo com a bibliotecária, durante a apresentação virtual foram retomadas as regras existentes na biblioteca e foi explicado aos alunos como são organizados os livros nas estantes e nas prateleiras, a partir do Código Decimal Universal (CDU) e da Tabela Cutter (Indicação do Autor).

                         Na “Caça aos Livros”, conta Leila, os estudantes foram divididos em grupos, com sorteio de classificação de um livro e tiveram dois minutos para encontrá-lo na estante. “Foram momentos divertidos de aprendizagem coletiva, nos quais os alunos puderam entender melhor o que significam todas as letras e números encontrados nas lombadas dos livros”, ressalta.

Categoria: Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Dorothea no 25º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede

Publicado em 27/03/2019 às 18h31

                     A nossa escola participou do 25º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal de Educação, no último final de semana, no Centro de Ensino Médio Pastor Dohms,  unidade Higienópolis, em Porto Alegre.

                     Do Dorothea, participaram os alunos Aléxia Backes Dörr, Henrique dos Santos Rodrigues, João Victor Wilhelms Caminha e Pedro Ruan Bom Dalpiaz, da turma 221, do Ensino Médio. Os estudantes estiveram acompanhados pela professora e coordenadora Nástia Manetzeder Aires e pelo professor e orientador religioso, Cleiton Henkel.

                      O encontro superou as expectativas dos nossos alunos.  Eles elogiaram a recepção, a alimentação e a hospedagem do Colégio Pastor Dohms e ressaltaram a importância das atividades realizadas. “Tivemos um encontro muito interessante, de muito aprendizado e embasamento na liderança, com muita integração com outros estudantes”.

Categoria: Ensino Médio
Comentários (0) e Compartilhar

"Meio Ambiente e as ações do cotidiano" foi tema de palestra

Publicado em 20/03/2019 às 09h19

                               "Meio Ambiente e as ações do cotidiano" foi tema da palestra ministrada pela promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, com atuação em Taquara, Ximena Cardozo Ferreira, para os alunos das turmas 401 e 402.

                                Durante o encontro, houve muita interação dos estudantes, que ressaltaram atitudes já realizadas por eles para a preservação e os cuidados com o nosso meio ambiente.

Categoria: Séries Iniciais - 1º ao 5º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Como posso ajudar o nosso próximo?

Publicado em 15/03/2019 às 09h32

                      “As obras de misericórdia” foi tema das celebrações desta quinta-feira na nossa escola, contextualizando situações em que podemos ajudar o nosso próximo, acolhendo-o e auxiliando-o.

                       Pela manhã,  o professor e orientador religioso Cleiton Henkel contou com o auxílio musical do professor Newton Macedo na  celebração para o Ensino Fundamental II.  O momento religioso do Ensino Médio teve a participação dos alunos Lucas Lauck, Isadora Pereira e Gabriela Henkel.

                        A turma 402, da professora Juliana Duarte, conduziu  a celebração da tarde, juntamente com  o professor Cleiton.  “Estamos na Quaresma, no período de reflexão e preparação para a Páscoa.  Nas celebrações de ontem abordamos  o tema “As obras de misericórida” e as transformações na sociedade,  nos perguntando: como podemos ajudar o nosso próximo”?

 

Categoria: Ensino Médio, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano, Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Professora tem trabalho destaque no MenteInovadora

Publicado em 15/03/2019 às 09h27

                        A professora Vanice Lamperti, professora aplicadora do programa MenteInovadora, foi destaque no Práticas Exitosas 2018, compartilhando o trabalho "Estações de aprendizagem: construção coletiva do saber”.

                        O projeto Práticas Exitosas foi criado como uma forma de professores aplicadores do programa MenteInovadora compartilharem metodologias que sejam vivenciadas diariamente pelos alunos, ou seja, que vão além do jogo em sala de aula.

                        O trabalho da professora Vanice, aplicado com o 7º ano, ficou entre os 10 melhores compartilhados. “Eu fico muito satisfeita em ver o resultado, na nossa escola, da metodologia que estamos aplicando, transcendendo o conteúdo, se integrando à vida dos alunos, formando melhores cidadãos.”

                        “O MenteInovadora é composto por três pontos principais: jogos de raciocínio, desenvolvimento de métodos cognitivos e mediação de aprendizagem”.

Categoria: Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

show fwB center tsY fsN normalcase|left tsN fwR fsN|left show fwR|b01 bsd||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05 fwR|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||