Notícias CSEMDS

Culto de Advento reúne a comunidade escolar

Publicado em 12/12/2018 às 08h50

                              O Dorothea realizou, na noite da última quarta-feira,  o Culto de “Advento: Tempo de Esperança”, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana. O evento religioso reuniu a comunidade escolar e contou com a participação também do Grupo Instrumental Dorothea e dos grupos extraclasse de Violão e Coral Infantil.

                               O culto, realizado pela nossa escola, teve a coordenação do professor e orientador religioso, Cleiton Henkel, e mensagem da diretora Simone Weber.

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Celebração de despedida do Terceirão

Publicado em 12/12/2018 às 08h19

                    Com muita emoção, aconteceu, na manhã do último dia 04 deste mês, a Celebração do Ensino Médio, marcada pela despedida dos alunos do Terceirão.  Durante o encontro, que contou com a participação dos pais dos formandos, além de professores e equipe diretiva, foi ressaltada a importância da família e da escola no processo de formação do estudante.

                     Na mesma manhã e com o tema “Nome: Esperança”, foi realizada a Celebração para o Ensino Fundamental II.  À tarde, a turma 402, da professora Vanessa Möller, auxiliou o orientador religioso, Cleiton Henkel, no momento de Celebração.

Categoria: Ensino Médio, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano, Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Alegria e diversão no Dia da Família Dorothea

Publicado em 03/12/2018 às 23h22

                      Diversão e alegria não faltaram no último sábado, quando aconteceu o Dia da Família Dorothea, no Ponto Parque, em Taquara.  Umas das novidades deste ano foi a Gincaninha Solidária, em benefício do Lar Padilha.

                      A Gincaninha contou com a participação das equipes Amarela, Azul, Verde e Vermelha, formadas por pais e professores. A primeira tarefa foi a arrecadação de produtos de limpeza e higiene para o Lar.  Já no sábado, foram realizadas diversas provas, numa competição acirrada e divertida, integrando a comunidade escolar. As famílias também aproveitaram o dia na piscina e para fazer piquenique.

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Experiências e conhecimentos compartilhados

Publicado em 03/12/2018 às 08h19

            As turmas do 2º ao 5º ano participaram, na última terça-feira, do Dia do Compartilhamento dos Projetos de Aprendizagem realizados no semestre. O evento aconteceu no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar.

             “Foi um momento de grande aprendizagem. Assistimos a vídeos produzidos pelos alunos e professoras, com curiosidades e descobertas sobre suas pesquisas”, conta a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Cássia Petry.

 

 

Categoria: Séries Iniciais - 1º ao 5º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Menção Honrosa para o Dorothea na OBMEP

Publicado em 30/11/2018 às 08h29

                     O nosso aluno do 3º ano do Ensino Médio, Tales Augusto Wallauer de Leão, recebeu menção honrosa na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para ele, que é um dos formandos deste ano, o prêmio representa a certeza de que valeu a pena ter investido no estudo.

                      O professor e doutor em Matemática, Silvio Britto, conta que a escola teve 25 alunos inscritos na OBMEP, sendo que muitos deles foram para a segunda etapa. “A Olimpíada é uma das oportunidades que temos de destacar os talentos que temos, valorizando todo um trabalho que desenvolvemos na escola”, ressalta. Parabéns!

 

Categoria: Ensino Médio, Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Professoras compartilham projeto em evento pedagógico na Faccat

Publicado em 28/11/2018 às 22h32

                       Metodologia de Projetos de Aprendizagem foi o tema abordado pelas professoras da nossa escola, Cassiani Nassif (5º ano) e Camila Konig de Morais (Maternal IB), em evento pedagógico promovido pelo Curso de Pedagogia das Faculdades de Taquara (Faccat), no último sábado.

                      Durante o encontro, as professoras fizeram uma explanação para alunas da disciplina Ação Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais.  A nossa escola agradeceu pelo convite feito pela coordenação e professoras do curso. “Foi um momento significativo e enriquecedor”.

                     

 

Categoria: Educação Infantil, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano
Comentários (0) e Compartilhar

“Do meu lápis para os teus olhos"

Publicado em 28/11/2018 às 21h55

                         A professora de Artes da nossa escola, Daisi Maciel, participou, no último sábado, do lançamento do livro “Tudo aconteceu num piscar de olhos”, de Valquíria Sohne, em Igrejinha.  Daisi fez ilustrações para o livro, incluindo a capa e integra a comissão organizadora do lançamento, divulgação e venda dos exemplares.

                         Conforme a professora, o livro conta a história de vida da professora e escritora Valquíria Sohne, “relatando as mudanças ocorridas em sua vida após sofrer um Acidente Vascular Encefálico (AVE), seis dias após o nascimento do seu filho. Ficou em coma por volta de um mês, dois meses depois recuperou a consciência, mas não os movimentos nem a fala. Acamada há 6 anos, com melhoras importantes e incrivelmente lúcida, escreveu o seu primeiro livro. Foi num piscar de olhos que perdeu seus movimentos e também é desta forma que se comunica com o mundo ao seu redor”. 

                          Vale conferir o texto escrito pela professora para a escritora Valquíria Sohne:

"Olhei para o lápis e disse: hoje temos uma missão delicada e emocionante para iniciar.

Em minhas mãos estavam pequenos fragmentos do livro, quanto mais meus olhos percorriam as letras, mais meu coração era nutrido por palavras que traziam imagens para os meus pensamentos e inspiração para os meus traços.

As linhas percorreram o papel. Deslizaram por sentimentos e emoções que transformaram piscadas em arte.  Assim o lápis e eu nos encontrávamos com a folha em branco buscando apagar o vazio do papel com desenhos que de fato abraçassem uma história tão inspiradora.

Olhei para a superação de quem ama estar viva, de quem fala sem voz, de quem mexe com tantas pessoas mesmo sem mover seu corpo. E assim Val, pensei muito em ti, e procurando desenhar para tuas palavras, na verdade, descobri muito mais de mim.

Da dança do grafite que bailava sobre a imensidão da folha, nasceu a menina boneca, tranquila, doce, cercada por borboletas que passaram por grandes mudanças, da mesma maneira que aconteceu contigo. No bater das asas levam consigo a suavidade de quem deseja a liberdade para ganhar o céu, e neste voo encontram com muitas letras que antes perdidas no ar, agora juntas, tornam-se a tua voz.

Os dias foram passando, fragmentos de arte nascendo, lições de vida por mim aprendidas a cada página folhada. Divido com todos que percorrerem as linhas do livro os meus desenhos, a minha tentativa de transformar superação em arte".

Do lápis para os teus olhos

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Agenda aí: sábado tem Dia da Família Dorothea!

Publicado em 28/11/2018 às 12h42

                       A nossa escola realiza neste sábado mais uma edição do Dia da Família Dorothea. Será um momento de muita integração, diversão e entretenimento entre alunos, pais e escola. O evento inicia às 10h30min e encerra às 17h, no Ponto Parque, em Taquara.

                       No local, as famílias poderão usufruir de churrasqueiras, piscina e campo de futebol, além de uma ampla área verde. O parque abre às 9h30min.  Em caso de chuva, o evento será cancelado.

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Sucesso de integração e solidariedade

Publicado em 26/11/2018 às 21h25

                    A primeira edição da Feira Solidária da Educação Infantil foi tão satisfatória que a equipe da Unidade II já pensa em repetir o evento no próximo ano.  “Com certeza a feira foi um sucesso de integração e solidariedade”, comemora a coordenadora pedagógica, Angélica Marques de Souza.

                   O evento aconteceu na última quarta-feira, quando cada turminha comercializou objetos relacionados ao seu Projeto de Aprendizagem, realizado durante o ano. Todos os valores e donativos arrecadados serão entregues para o Lar Padilha, a Apata e a ONG Vida Breve.

                    “Foi muito lindo ver as crianças vivenciando esse momento e exercitando o amor ao próximo”, ressalta a professora do Jardim A, Potira Lopes.

Categoria: Educação Infantil
Comentários (0) e Compartilhar

show fwB center tsY fsN normalcase|left tsN fwR fsN|left show fwR|b01 bsd||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05 fwR|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||