Notícias CSEMDS

Show de Talentos abre oficialmente o VIII DoroArte

Publicado em 10/07/2019 às 09h14

             E a nossa tão esperada semana da arte e cultura chegou. Com o Show de Talentos 2019, começou oficialmente ontem o VIII DoroArte – X Mostra de Vídeos e V Festival DoroTheatro de Esquetes.  Até sexta-feira, os nossos alunos estarão apresentando as suas produções de filmes e documentários e mostrando no palco suas produções teatrais.

              Os professores Alex Marciano e Tatiana Lazaretti fizeram a abertura, ontem pela manhã, do Show de Talentos, que contou com a apresentação do grupo de hip hop da ONG Vida Breve. Logo em seguida, os alunos mostraram suas habilidades artísticas no palco. Parabéns a todos os nossos alunos pelas belas participações!

Confira as apresentações dos alunos e suas turmas:

  1. Show de mágica – Eduardo Moraes (701)
  2. Poema – Gabriela Peters (211)
  3. Flauta Doce – vários alunos (601)
  4. Guitarra – Pedro Munari Luz (602)
  5. Canto com playback – Laura Michelon e Tricia (601)
  6. Voz e Violão – Alice Velho + Renato Zingano Velho (602)
  7. Flautas – Arthur Reimann, Gustavo Baps, Artur Krummenauer e Guilherme Barbosa (801 e 901)
  8. Violão – música instrumental – Eduarda Beneditto da Silva e Vitoria Mattos (701)
  9. Canto com instrumental – Eduarda Beneditto da Silva, Laura Herrmann, Valentina Flores Ferreira, Lívia Macedo Carravetta, Rayssa Flesch da Silva, Bruna Herrmann (701)
  10. Canto com playback – Lívia Carravetta e Eduarda Beneditto da Silva (701)
  11. Canto com instrumental – Isadora Pereira (231) + professores Mariana Weber e Álvaro Vicente
  12. Canto com instrumental – Isadora Mello Jacobus (602) e Sophia Mello Jacobus (221) + prof. Álvaro Vicente
  13. Canto com instrumental – Henrique Rodrigues, Gabriel Arend (221), Guilherme Barbosa, Maria Eduarda Kollet (901), Larissa Furquim, Isadora Pereira, Gabriela Henkel, Melissa Wagner e Julia Mello (231) + prof. Álvaro Vicente
  14. Música instrumental – Michelle Friedrich (211), Arthur Reimann (801), Carolina Teixeira e Gabriel Arend (221)
  15. Canto com instrumental – Lucas Lauck (231), Gabriel Arend e Henrique Rodrigues (221)
  16. Dança de finalização do Terceirão (231)
  17. Entrega dos certificados de participação
  18.  

 

 

Categoria: Ensino Médio, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano, Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Muita diversão em mais uma Festa Junina do Dorothea

Publicado em 01/07/2019 às 18h29

             E mais uma vez a nossa Festa Junina foi de muita diversão. O destaque ficou para as quadrilhas juninas apresentadas pelos nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, que animaram a festa, juntamente com o Casamento Caipira.
             A parte gastronômica ficou a cargo do Grêmio Estudantil Dorothea, dos formandos do 3º terceiro ano do Ensino Médio e das equipes da XXX Gincana de Integração (Equi Fúria, Equipe Sublime e Equi Valente).
              As crianças se divertiram muito junto com seus familiares. Na avaliação da diretora Simone Weber, a festa atingiu os objetivos, integrando e divertindo toda a comunidade escolar. “Ficamos felizes por mais uma vez promover um evento de sucesso na nossa escola”.

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Dorothea e Lar Oase: integração e diversão entre gerações

Publicado em 01/07/2019 às 17h37

             A nossa escola preza pela interação entre as crianças e os idosos, como parte enriquecedora no processo de desenvolvimento integral do aluno, fortalecendo vínculos entre as gerações. Exemplo disso foi a Festa Junina dos pequenos dos Jardins A e B e das turmas dos primeiros anos no Ensino Fundamental I, na última sexta-feira, no Lar Oase. O momento foi de muita diversão e integração.

 

Categoria: Educação Infantil, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano
Comentários (0) e Compartilhar

DoroPhone amplia as possibilidades de leitura e escrita

Publicado em 01/07/2019 às 09h24

            Com o objetivo de ampliar as possibilidades de leitura e escrita, fazendo com que os estudantes vençam as dificuldades e evoluam no trabalho textual, os alunos da Doroliteração, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I,  estão contando com o DoroFone.

            De acordo com a professora Cassiani  Alves Nassif, o DoroFone faz com que a criança ouça a própria voz, favorecendo o reconhecimento fonológico de letras e palavras.  “Os alunos estão adorando a nova ferramenta de estudos”.

Categoria: Séries Iniciais - 1º ao 5º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Dorothea está novamente em 1º lugar no Enem

Publicado em 24/06/2019 às 08h42

                É com grande satisfação que compartilhamos o ranking da Folha de São Paulo (dados do Inep) sobre o desempenho das escolas no ENEM 2018.

                O Dorothea é a 26ª escola colocada no Rio Grande do Sul  e se mantém como  a 1ª colocada no Vale do Paranhana. O ENEM é o principal instrumento de avaliação  da Educação  Básica no país e importante via de acesso ao ensino superior no Brasil. Neste contexto, ressalta a diretora Simone Weber, o resultado do desempenho dos alunos da escola é importante na análise do nosso trabalho.

                Parabéns aos nossos alunos formandos de 2018 e aos professores da escola pelo excelente resultado! "Estamos muito orgulhosos , esta conquista  é o resultado de um trabalho que vai muito além dessa prova, pois está em nossos princípios fazer sempre o melhor possível, visando à formação integral do estudante", enfatiza a diretora.

 

Categoria: Ensino Médio
Comentários (0) e Compartilhar

Celebração aborda o tema Pentecostes

Publicado em 18/06/2019 às 15h15

             As celebrações da última sexta-feira, realizadas na Igreja Evangélica, comemoraram Pentecostes: a descida do Espírito Santo de Deus sobre os apóstolos de Jesus Cristo.  Pela manhã, o professor e orientador religioso Cleiton Henkel, abordou o tema ressaltando a importância de exercermos nossos dons a serviço do próximo, motivados pela ação do Espírito Santo.

             O orientador religioso convidou os alunos a pensarem em mais projetos comunitários que podem ser desenvolvidos na escola.  “Realizando projetos comunitários, estamos colocando em prática o Evangelho”.

               À tarde, a turma 201, da professora Paola Schmitz Altenhofen, participou da celebração enfatizando o tema Pentecostes e Solidariedade. Os alunos trouxeram doações que serão entregues a entidades, colocando em prática o papel de sermos solidários.

               Durante as celebrações foram entregues os certificados aos alunos destaques do 1º trimestre e as premiações dos jogos Interséries, promovidos pelo GEDS.

Categoria: Ensino Médio, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano, Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

GEDS: jogos integram alunos e ex-alunos

Publicado em 12/06/2019 às 08h27

                               A nova diretoria do Grêmio Estudantil Dorothea Schäfke  já está em plena atividade.  Na última sexta-feira, o GEDS promoveu os Jogos de Integração, com a participação de alunos e ex-alunos da escola. Já no dia 31 de maio foi realizado o Interséries.

                              Confira os resultados:

                              Jogos de Integração

                               Masculino - 1º lugar - Gerson Pneus (3º ano do Ensino Médio) e  2º lugar - Lambimia FC (ex-alunos)

                               Feminino  - 1º lugar - 9º ano do Ensino Fundamental  II e 1º ano do Ensino Médio  e 2º lugar - 3º ano do EnsinoMédio

                               Interséries

                               Masculino -1º lugar - El Trapalhões (9º ano EF II), 2º Não é Pecado (8º ano EF II) e 3º lugar - Os Marvado (8º ano EF II) 

                               Feminino - 1º lugar - Las Chicas (7º ano EF II), 2º lugar - Fúria do 6º (6º ano EF II) e 3º lugar - Meninas do 5º (5º ano do EF I)

                             

                                  Os novos integrantes do GEDS, eleitos no último dia 4 de junho, são: presidente - Sophia Jacobus, vice-presidente - Júlia Soares de Mello, secretária - Mariana Hermann, tesoureiro - Felipe Dirceu dos Santos, diretora de Mídias - Marina da Silva Tusset, diretora de Cultura - Ayumi Sato de Carvalhaes, diretora Social - Maria Eduarda Azolini Benedetti e diretores de Esportes - Henrique dos Santos Rodrigues, Marco Antônio Ruppenthal Guimarães e Pedro Ruan Bom Dalpiaz.

Comentários (0) e Compartilhar

Solenidade forma turma do curso de Patrulheiro Ambiental Mirim

Publicado em 08/06/2019 às 14h24

                          Numa parceria entre o Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothtea Schäfke e a Patran – Batalhão Ambiental da Brigada Militar, aconteceu, na última quinta-feira, dia 6 de junho, a formatura dos alunos da turma 402, do curso Patrulheiro Ambiental Mirim.

                         Sensibilizar os alunos quanto às questões relacionadas ao meio ambiente foi o principal objetivo do curso, que tornou os alunos aptos a repassar os seus conhecimentos como multiplicadores na educação ambiental.

                         A solenidade ocorreu na nossa escola, com a presença da diretora Simone Weber; da coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Cássia Petry; da professora da turma 402, Juliana Duarte; do secretário municipal de educação e cultura, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; e da presidente da Câmara de Vereadores de Taquara, Sirlei Silveira.

                          A nossa escola agradece os sargentos Julio Cesar Welter João Olavo Oliveira Alves e o soldado Daniel Veloso Fogaça pelo trabalho significativo com nossos alunos. "Agradecemos também a presença das autoridades convidadas e dos pais dos nossos alunos da turma 402, que também estiveram presentes na solenidade", ressalta Cássia Petry.

 

Categoria: Séries Iniciais - 1º ao 5º ano
Comentários (0) e Compartilhar

“Meio Ambiente: o que eu tenho a ver com isso?”

Publicado em 08/06/2019 às 10h38

                      Na última quarta-feira, dia 05 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente.  E para homenagear a data, a nossa escola realizou nesta semana uma programação com os alunos do Ensino Fundamental I.

                      A primeira atividade foi a palestra com a bióloga, professora e coordenadora pedagógica da nossa escola, Nástia Manetzeder Aires, que abordou questões relacionadas ao meio ambiente, com foco principal no tema de casa enviado para os alunos, intitulado "Meio Ambiente: o que eu tenho a ver com isso".

                     Num segundo momento da programação, as turmas apresentaram os trabalhos de pesquisa realizados sobre resíduo, sua origem, o descarte correto e pontos de coleta.

                     As turmas pesquisaram sobre: Plástico (201), Metais (301), Papel (302), Pilhas e Lâmpadas (401), Lixo Orgânico (402), Vidro (501) e Lixo Eletrônico (502). Parabéns aos nossos alunos pela dedicação e excelentes trabalhos realizados.

Categoria: Séries Iniciais - 1º ao 5º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Uma semana voltada para a Matemática

Publicado em 04/06/2019 às 19h54

             A Doromática movimentou a nossa escola na última semana. Desde a segunda-feira, dia 27 de maio, até a última sexta-feira, dia 31, os alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e do Ensino Médio estiveram envolvidos com uma intensa programação.

              A programação contou com atividades como palestras, jogos, provas e produção de videosaula. O Ensino Fundamental I realizou um mercado/brechó. Os alunos comercializaram produtos com dinheiro fictício. A atividade também teve um cunho social, sendo que os artigos comercializados serão doados para o Lar Padilha.

              Em homenagem à Doromática, o grupo NonoTheatro encenou a peça “Cordel Matemático”, dirigida pelo professor, ator e diretor de teatro, João Ieffet Parada.

              Durante a Semana da Matemática, foi trabalho com os alunos do Ensino Fundamental II o livro “Quanto eu pago de impostos?”, da professora e escritora Denise Kern, que também palestrou para os alunos.

              Encerrando a programação, na sexta-feira, tivemos o Show da Matemática do Ensino Médio.  O vencedor foi Bernardo Baptista (turma 211). Em 2º lugar ficou Eduardo Bazotti Matte (turma 231). Na quinta-feira, dia 30 de maio, o Show da Matemática ocorreu para os alunos do Ensino Fundamental II, sendo que o 1º lugar foi conquistado pelo aluno Arthur Reimann (turma 801), e o 2º lugar por Bruna Bischoff Hermann (turma 701).

              Parabenizamos todos os alunos da nossa escola pela participação na nossa Doromática.

 

 

 

 

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

show fwB center tsY fsN normalcase|left tsN fwR fsN|left show fwR|b01 bsd||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05 fwR|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||