Notícias CSEMDS

Alunos do Ensino Médio assistem aos curtas do Doroarte

Publicado em 22/06/2017 às 09h17

                    Durante os dois primeiros períodos da manhã de ontem, os estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio assistiram aos 14 curtas participantes do V Doroarte. Os trabalhos foram realizados a partir de contos do gaúcho Henrique Schneider. De acordo com a professora e coordenadora pedagógica da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ângela Cristine Soder, os curtas agora seguem para avaliação técnica e os grandes vencedores serão conhecidos na noite do dia 14 de julho, quando serão entregues os famosos Dorokitos.

 

                         

Categoria: Ensino Médio
Comentários (0) e Compartilhar

Dorothea sedia o Torneio Meridional de Futsal Sub 15

Publicado em 22/06/2017 às 09h05

         A bola rolou durante todo o dia da última terça-feira no ginásio da nossa escola, durante o Torneio Meridional de Futsal Sub 15.  Além das equipes do Dorothea, disputaram os jogos mais oito equipes de escolas da Rede Sinodal de Ensino.

        As nossas equipes masculina e feminina fizeram bela atuação chegando às quartas de final.  O professor Sandro Pacheco da Silva parabenizou os times do Dorothea que atuaram com: Masculino –João Pedro Venzon Thomas Roxo, Gabriel Henrique Arend, , Mikael Eduardo Brito, Matheus Fagundes do Amaral, Thales Vallada Flesch,  Artur Scheffel Bangel, Diogo Krupp Engelmann, Gabriel Kunst  Wagner, Kauan de Moura Cunha e Guilherme Soder da Silva. Feminino – Cássia Tainá Gelinger da Silva, Daniela Eberhardt Rodrigues, Larissa Oliveira Furquim, Luísa Müller Schweitzer Klauberg, Nicole Trott e Valentina Caloni Biason,

          Escolas participantes –  Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke, Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, de Porto Alegre;  Centro de Ensino Médio Sinodal, de São Leopoldo;  Colégio Sinodal Tiradentes, de Campo Bom;  Colégio Sinodal Progresso, de Montenegro; Colégio Evangélico Divino Mestre, de São Leopoldo; Instituição Evangélica de Novo Hamburgo; Instituto de Educação Ivoti, de Ivoti e Instituto Rio Branco, de São Leopoldo.

Categoria: Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Alunos do Fundamental II têm período de leitura na biblioteca

Publicado em 20/06/2017 às 08h31

                 Com intuito de propiciar um momento de interação entre a biblioteca da escola com os estudantes do Ensino Fundamental II, durante as duas últimas semanas, o professor Osmar Nery Arend levou os estudantes para o Período de Leitura na Biblioteca.

                 De acordo com o professor Osmar, o objetivo de levar os alunos para lerem no ambiente da biblioteca é de fazer com que conheçam melhor o acervo, manuseiem os livros, experimentem leituras e que possam escolher o livro de que lhes agrade.

                 A bibliotecária Leila Koch lembra que o horário da biblioteca é das 6h45min às 17h45min, sem fechar ao meio-dia. "Os alunos podem retirar e entregar livros antes e depois das aulas e no turno inverso.

                 

 

Categoria: Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Equipe Sub11 na primeira rodada da Liga Sinodal

Publicado em 20/06/2017 às 08h25

                  A equipe de Futsal Masculina Sub 11 do Dorothea participou da 1ª rodada da Liga Sinodal de Esportes, na última quarta-feira, no ginásio do Colégio Sinodal da Paz, em Novo Hamburgo. O time da nossa escola encerrou a competição em 3º lugar jogando com: Luís Otávio Flesch de Oliveira, Gustavo Henrique de Melo Carvalho, João Matheus Fin Martini, Artur Dörr Eltz, Artur Moraes de Freitas, Gabriel de Azambuja Vilaverde, Gabriel dos Santos Souza, Matheus Lopes Brando, Fernando Schenkel Filho, João Vitor Volkweis, Gustavo Farias e Cauã da Silva Silveira. O técnico é o professor Sandro Pacheco da Silva.

Categoria: Séries Iniciais - 1º ao 5º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Horas Cívicas em homenagem a diversas datas

Publicado em 20/06/2017 às 08h14

             Na segunda-feira, dia 12 de junho, aconteceram as Horas Cívicas na nossa escola, a cargo das turmas 222 e 501, que lembraram datas importantes e históricas como Dia mundial do Meio Ambiente. Pela manhã, os alunos do 2º ano do Ensino Médio, juntamente com a professora regente Suzana Hans, também mostraram um vídeo contando a história do Cinema Brasileiro e abordaram temas como o Dia dos Namorados, lembrando o orgulho LGBTI, e Doação de Sangue. Ao final da Hora Cívica, a turma dançou a quadrilha em homenagem aos festejos juninos.

             Com música e canto, a turma 501 ressaltou ainda a história da televisão no Brasil e o Dia do Imigrante. Ao final da Hora Cívica, os alunos editaram o Jornal Dorothea. Confira o vídeo: https://youtu.be/t6heFEfhBFY

Categoria: Ensino Médio, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano, Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Aprendendo e brincando com areia colorida

Publicado em 16/06/2017 às 18h39

                Os aluninhos do Jardim A, da professora Potira Letiery Lopes, tiveram momento de aprendizado sobre o sentido do tato. Aprenderam e brincaram com areia colorida.

Categoria: Educação Infantil
Comentários (0) e Compartilhar

Celebração conta com a apresentação do Coral do IACS

Publicado em 16/06/2017 às 18h32

                     Aconteceram na última sexta-feira as celebrações do mês de junho, conduzidas pelo orientador religioso da nossa escola, Cleiton Henkel. No encontro da manhã, a celebração contou com a emocionante apresentação de 144 cantores do IACS, sob a regência da professora Ana Maria Macedo Quevedo.O Coral esteve acompanhado também do diretor acadêmico da instituição, Emerson Lemões Motta.

                    Durante a celebração, a diretora do Dorothea, Simone Weber, destacou a importância de momentos de integração como estes, ressaltando a importância dada pelas escolas no segmento da música. “O Coral trouxe, através do canto, momento de louvor e adoração e Deus

                   À tarde, a celebração aconteceu com o auxílio da turma 601, da professora regente Clair Arend. O tema abordado foi a festa da colheita, celebrada nos meses de junho e julho em muitas das comunidades religiosas da IECLB.  

                  CORAL -  A participação do Coral do IACS na nossa celebração faz parte de uma troca de ideias e conhecimentos. De acordo com o professor de Música, Newton Waldemar Macedo, a nossa escola também fará uma visita ao IACS, com o Grupo Instrumental Dorothea.

                      “Formado por adolescentes do Ensino Médio, o Coral tem um trabalho de inclusão dos alunos, através da música. Chamado de Ministério do Louvor, praticamente 90% dos integrantes do grupo são internos”.

 

Categoria: Ensino Médio, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano, Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Alunos representam momento da independência dos EUA

Publicado em 16/06/2017 às 18h29

                 Os estudantes do 8º ano, na aula de História do professor André Jaeger da Cunha, representaram um embate fictício entre a rainha dos mares Inglaterra e sua melhor colônia. “A finalidade foi compreender o evento histórico de independência dos EUA. A turma se mostrou super motivada e aberta a estudar os fatos históricos de maneira artística, com o protagonismo dos alunos”, ressaltou o professor.

Categoria: Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Dorothea é polo de Educação a Distância da Unisinos

Publicado em 10/06/2017 às 10h44

               Numa parceria entre o Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a nossa região conta agora com polo de Educação a Distância (EAD), em Taquara. O EAD da Unisinos está instalado junto às dependências da Unidade I da escola Dorothea, oportunizando 15 cursos de graduação, sendo quatro bacharelados, 10 tecnológicos e uma licenciatura. Além disso, serão oferecidos 16 cursos de MBA e especialização em diversas áreas.

                As atividades no polo estão previstas para iniciar no próximo dia 14 deste mês, mas neste domingo já haverá vestibular da Unisinos no polo. De acordo com a diretora do Dorothea, Simone Weber, para viabilização deste projeto da Unisinos, a escola passou por algumas adequações de acessibilidade e de utilização conjunto de espaços e equipamentos pelos funcionários da escola e do polo, que funcionará de segundas à quartas-feiras, das 18h às 22h, sendo que a cada dois meses ocorrerão provas presenciais em um final de semana pré-agendado.

                 Segundo Simone Weber, com essa parceria, o Dorothea acredita estar contribuindo para o desenvolvimento da região, agregando mais uma instituição de notório prestígio na área educacional para o Vale do Paranahna. “O EAD com a marca Unisinos, sem dúvida, qualifica a oferta desta modalidade de ensino na região. Estamos indo ao encontro de uma tendência cada vez mais forte no mundo atual, o das parcerias, otimizando também a utilização de toda uma estrutura que de outra forma ficaria ociosa em um turno. A escola entende que é uma excelente oportunidade para a região”, enfatiza a diretora.

                 Neste formato de graduação, o aluno tem maior flexibilidade, organizando seus horários de estudos sem precisar sair de casa. O EAD ocorre 100% a distância e o estudante apenas precisará se deslocar até o polo para fazer as provas, sendo que o formando receberá o seu diploma exatamente igual ao do acadêmico presencial.

                 O polo será coordenado pelo professor da Unisinos, Jonas da Silva. O objetivo da instituição de ensino é oferecer educação de qualidade, cultura e inovação para toda a comunidade de Taquara e região. O EAD tem uma base muito forte na tecnologia, através do ambiente virtual de aprendizagem, do uso de aplicativos, de videoconferências e fóruns, além de outras ferramentas de interação entre professores e alunos.  Com o polo Dorothea, toda essa estrutura estará à disposição da comunidade, tanto em nível de graduação como de pós-graduação.

                 Na Graduação serão oferecidos os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Marketing.  Os alunos interessados em cursos de graduação ou especialização a distância no polo Dorothea podem entrar em contato através do e-mail eadtaquara@unisinos.br ou diretamente com a coordenação do polo, jonasi@unisinos.br.

 

                    

                        

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

show fwB center tsY fsN normalcase|left tsN fwR fsN|left show fwR|b01 bsd||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05 fwR|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||