Notícias CSEMDS

Celebração aborda o tema Pentecostes

Publicado em 18/06/2019 às 15h15

             As celebrações da última sexta-feira, realizadas na Igreja Evangélica, comemoraram Pentecostes: a descida do Espírito Santo de Deus sobre os apóstolos de Jesus Cristo.  Pela manhã, o professor e orientador religioso Cleiton Henkel, abordou o tema ressaltando a importância de exercermos nossos dons a serviço do próximo, motivados pela ação do Espírito Santo.

             O orientador religioso convidou os alunos a pensarem em mais projetos comunitários que podem ser desenvolvidos na escola.  “Realizando projetos comunitários, estamos colocando em prática o Evangelho”.

               À tarde, a turma 201, da professora Paola Schmitz Altenhofen, participou da celebração enfatizando o tema Pentecostes e Solidariedade. Os alunos trouxeram doações que serão entregues a entidades, colocando em prática o papel de sermos solidários.

               Durante as celebrações foram entregues os certificados aos alunos destaques do 1º trimestre e as premiações dos jogos Interséries, promovidos pelo GEDS.

Categoria: Ensino Médio, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano, Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

GEDS: jogos integram alunos e ex-alunos

Publicado em 12/06/2019 às 08h27

                               A nova diretoria do Grêmio Estudantil Dorothea Schäfke  já está em plena atividade.  Na última sexta-feira, o GEDS promoveu os Jogos de Integração, com a participação de alunos e ex-alunos da escola. Já no dia 31 de maio foi realizado o Interséries.

                              Confira os resultados:

                              Jogos de Integração

                               Masculino - 1º lugar - Gerson Pneus (3º ano do Ensino Médio) e  2º lugar - Lambimia FC (ex-alunos)

                               Feminino  - 1º lugar - 9º ano do Ensino Fundamental  II e 1º ano do Ensino Médio  e 2º lugar - 3º ano do EnsinoMédio

                               Interséries

                               Masculino -1º lugar - El Trapalhões (9º ano EF II), 2º Não é Pecado (8º ano EF II) e 3º lugar - Os Marvado (8º ano EF II) 

                               Feminino - 1º lugar - Las Chicas (7º ano EF II), 2º lugar - Fúria do 6º (6º ano EF II) e 3º lugar - Meninas do 5º (5º ano do EF I)

                             

                                  Os novos integrantes do GEDS, eleitos no último dia 4 de junho, são: presidente - Sophia Jacobus, vice-presidente - Júlia Soares de Mello, secretária - Mariana Hermann, tesoureiro - Felipe Dirceu dos Santos, diretora de Mídias - Marina da Silva Tusset, diretora de Cultura - Ayumi Sato de Carvalhaes, diretora Social - Maria Eduarda Azolini Benedetti e diretores de Esportes - Henrique dos Santos Rodrigues, Marco Antônio Ruppenthal Guimarães e Pedro Ruan Bom Dalpiaz.

Comentários (0) e Compartilhar

Solenidade forma turma do curso de Patrulheiro Ambiental Mirim

Publicado em 08/06/2019 às 14h24

                          Numa parceria entre o Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothtea Schäfke e a Patran – Batalhão Ambiental da Brigada Militar, aconteceu, na última quinta-feira, dia 6 de junho, a formatura dos alunos da turma 402, do curso Patrulheiro Ambiental Mirim.

                         Sensibilizar os alunos quanto às questões relacionadas ao meio ambiente foi o principal objetivo do curso, que tornou os alunos aptos a repassar os seus conhecimentos como multiplicadores na educação ambiental.

                         A solenidade ocorreu na nossa escola, com a presença da diretora Simone Weber; da coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Cássia Petry; da professora da turma 402, Juliana Duarte; do secretário municipal de educação e cultura, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; e da presidente da Câmara de Vereadores de Taquara, Sirlei Silveira.

                          A nossa escola agradece os sargentos Julio Cesar Welter João Olavo Oliveira Alves e o soldado Daniel Veloso Fogaça pelo trabalho significativo com nossos alunos. "Agradecemos também a presença das autoridades convidadas e dos pais dos nossos alunos da turma 402, que também estiveram presentes na solenidade", ressalta Cássia Petry.

 

Categoria: Séries Iniciais - 1º ao 5º ano
Comentários (0) e Compartilhar

“Meio Ambiente: o que eu tenho a ver com isso?”

Publicado em 08/06/2019 às 10h38

                      Na última quarta-feira, dia 05 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente.  E para homenagear a data, a nossa escola realizou nesta semana uma programação com os alunos do Ensino Fundamental I.

                      A primeira atividade foi a palestra com a bióloga, professora e coordenadora pedagógica da nossa escola, Nástia Manetzeder Aires, que abordou questões relacionadas ao meio ambiente, com foco principal no tema de casa enviado para os alunos, intitulado "Meio Ambiente: o que eu tenho a ver com isso".

                     Num segundo momento da programação, as turmas apresentaram os trabalhos de pesquisa realizados sobre resíduo, sua origem, o descarte correto e pontos de coleta.

                     As turmas pesquisaram sobre: Plástico (201), Metais (301), Papel (302), Pilhas e Lâmpadas (401), Lixo Orgânico (402), Vidro (501) e Lixo Eletrônico (502). Parabéns aos nossos alunos pela dedicação e excelentes trabalhos realizados.

Categoria: Séries Iniciais - 1º ao 5º ano
Comentários (0) e Compartilhar

Uma semana voltada para a Matemática

Publicado em 04/06/2019 às 19h54

             A Doromática movimentou a nossa escola na última semana. Desde a segunda-feira, dia 27 de maio, até a última sexta-feira, dia 31, os alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e do Ensino Médio estiveram envolvidos com uma intensa programação.

              A programação contou com atividades como palestras, jogos, provas e produção de videosaula. O Ensino Fundamental I realizou um mercado/brechó. Os alunos comercializaram produtos com dinheiro fictício. A atividade também teve um cunho social, sendo que os artigos comercializados serão doados para o Lar Padilha.

              Em homenagem à Doromática, o grupo NonoTheatro encenou a peça “Cordel Matemático”, dirigida pelo professor, ator e diretor de teatro, João Ieffet Parada.

              Durante a Semana da Matemática, foi trabalho com os alunos do Ensino Fundamental II o livro “Quanto eu pago de impostos?”, da professora e escritora Denise Kern, que também palestrou para os alunos.

              Encerrando a programação, na sexta-feira, tivemos o Show da Matemática do Ensino Médio.  O vencedor foi Bernardo Baptista (turma 211). Em 2º lugar ficou Eduardo Bazotti Matte (turma 231). Na quinta-feira, dia 30 de maio, o Show da Matemática ocorreu para os alunos do Ensino Fundamental II, sendo que o 1º lugar foi conquistado pelo aluno Arthur Reimann (turma 801), e o 2º lugar por Bruna Bischoff Hermann (turma 701).

              Parabenizamos todos os alunos da nossa escola pela participação na nossa Doromática.

 

 

 

 

 

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Painel aborda o tema Autoridade x Autoritarismo

Publicado em 03/06/2019 às 17h04

                               Questões comportamentais, limites, atenção, posicionamento dos pais em situações diversas, foram alguns dos assuntos abordados dentro do Painel Autoridade x Autoritariamo, realizado na última quarta-feira à noite na nossa escola. O encontro contou com a os painelistas Mariana Birk (psicóloga), Renato Fagondes (médico pediatra) e Sami El Jundi (médico e perito criminal), que abordaram assuntos muito importantes e relevantes relacionados ao tema. Agradecemos aos nossos painelistas e à significativa presença e participação dos pais. Foi um evento muito enriquecedor!

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Começa mais uma Doromática – Semana da Matemática

Publicado em 27/05/2019 às 19h20

                    A nossa escola realiza de hoje até sexta-feira mais uma edição da Doromática – Semana da Matemática. A cerimônia de abertura oficial do evento aconteceu na manhã de hoje e contou com a presença da diretora do Dorothea, Simone Weber, que fez o pronunciamento inicial; do professor e Secretário Municipal de Educação Cultura e Esportes de Taquara, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; do professor e coordenador do Curso de Matemática das Faculdades de Taquara, Zenar Pedro Schein; da professora e escritora Denise Kern; dos professores de Matemática das escola, Rita Belmonte, Fábio Zimmer  e Silvio Britto; e dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Também tivemos uma bela apresentação do Grupo Instrumental Dorothea.

                    Ainda pela manhã tivemos palestras com a professora Denise Kern, que falou sobre o seus livro “Quanto eu pago de impo$tos?” e sobre educação financeira para os estudantes do Ensino Fundamental II. Durante a manhã também tivemos provas classificatórias de Matemática.

                    Durante seu pronunciamento, o professor Silvio contou a história da Doromática na escola, que está na sua 24ª edição. "No início era a Olímpiada de Matemática, envolvendo alguns alunos. Desde 2015 o evento passou a chamar-se Doromática, com a participação de todas as turmas", conta. A professora Rita falou sobre a programação do evento e o professor Fábio ressaltou a participação de todos na Semana da Matemática.

                   A programação da Doromática seguiu à tarde com as palestras da professora Denise Kern para os alunos do Ensino Fundamental I e com as  provas de Matemática classificatórias para o 6º ano.

 

                   Confira abaixo a programação de 28 a 31 de maio:

  Amanhã, dia 28 de maio – Apresentação dos vídeos finalistas (7º e 8ºs anos), Jogo da Velha (9º ano do EF II e 1º ano EM)  e Escape Game (2º e 3º  EM).

  Quarta-feira, dia 29 de maio – Hora Cívica e divulgação dos finalistas das provas classificatórias de Matemática.

  Quinta-feira, dia 30 de maio – Show da Matemática do Ensino Fundamental II, com início às 8h.

   Sexta-feira, dia 31 de maio – Show da Matemática do Ensino Médio, a partir das 8h.

 

 

 

Comentários (0) e Compartilhar

Sub 13 de Futsal nas disputas da Liga e do Torneio Meridional

Publicado em 20/05/2019 às 09h37

                        A equipe de Futsal Masculino Sub 13 da nossa escola disputou na última quinta-feira o Torneio Meridional da Rede Sinodal de Educação. Os jogos aconteceram no ginásio do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, em Tramandaí.

                        Com uma ótima campanha, o time do professor Sandro Pacheco encerrou a competição na 4ª colocação.  Parabéns aos alunos e atletas:  Arthur Henrique Pinheiro,  João Matheus Fin Martini, Gustavo Souza Farias, Artur Dörr Eltz, Gustavo Amador Kohlrausch,  Pedro Henrique Munari  Luz, Matheus Lopes Brando, Gabriel  Fries  Slaski, João Vitor Volkweis e Fernando Schenkel  Filho.

          LIGA SINODAL DE ESPORTES – Também ficando na 4ª colocação, a equipe Sub 13 de Futsal participou da primeira rodada da Liga Sinodal de Esportes, no ginásio do Colégio Sinodal Tiradentes, em Campo Bom, no mês de abril.

            Nesta disputa, o Dorothea jogou com:  Luís Otávio Flesch de Oliveira, Gabriel  Soder da Silva, Artur Dörr Eltz,  Matheus Lopes Brando, Gustavo Amador Kohlrausch,  João Matheus Fin Martini, Fernando Schenkel  Filho, João Vitor Volkweis, Gustavo Souza Farias, Pedro Henrique Munari  Luz, Gabriel  Fries  Slaski e  Arthur Henrique Pinheiro.

Categoria: Séries Inicias - 6º ao 9º ano
Comentários (0) e Compartilhar

“Capitu vai a julgamento”

Publicado em 17/05/2019 às 09h09

             Capitu traiu ou não traiu Bentinho?  Baseado na obra de Machado de Assis, Dom Casmurro, as turmas do 2º e do 3º ano simularam o “Julgamento de Capitu”. A atividade aconteceu dentro das disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Literatura, História e Geografia.

             Com muita criatividade, os nossos alunos realizaram os julgamentos, e ao final, veio a sentença:  no 2º ano, Capitu é condenada por trair Bentinho; já no 3º ano, a personagem foi inocentada.

             De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Ângela Soder,  além de permitir compartilhar e discutir a literatura de forma interdisciplinar, a atividade proporciona aos estudantes vivenciar a leitura de Dom Casmurro, permitindo ao aluno levantar, na obra machadiana, argumentos que defendam ou não Capitu. 

 

Categoria: Ensino Médio
Comentários (0) e Compartilhar

Mães recebem homenagens com muito amor e carinho

Publicado em 15/05/2019 às 17h10

                 A nossa base, o nosso amor incondicional, o nosso pilar, o nosso tudo... Assim são nossas mães. E a cada ano, com muito amor e carinho, a nossa escola organiza os dias que são especialmente reservados para homenageá-las.

                 Na última quarta-feira, as homenagens foram para as mães dos alunos dos 1ºs anos (turmas 101 e 102) e das turmas dos Jardins A e B. Na quinta-feira, dia 09 de maio, a programação aconteceu para as mães dos nossos pequenos dos Maternais I A e B e IC.

                  Os nossos alunos do Ensino Fundamental II, do 2º ao 5º ano, homenagearam suas mães na última sexta-feira.  Neste ano, cada turminha fez a sua homenagem em sala de aula. As mães foram recebidas com a apresentação do Grupo Instrumental Dorothea, num clima de muita emoção, ao qual a data sempre nos remete.

Categoria: Educação Infantil, Séries Iniciais - 1º ao 5º ano
Comentários (0) e Compartilhar

show fwB center tsY fsN normalcase|left tsN fwR fsN|left show fwR|b01 bsd||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05 fwR|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||