Concepções Pedagógicas

O CSEMDS tem por objetivo promover a educação, visando à formação integral do ser humano, conforme as diretrizes evangélico-luteranas, com vistas a tornar-se uma instituição de referência no Brasil, através:

  • da valorização da dimensão significativa do conhecimento e da formação cidadã do educando, marcada de forma permanente e perseverante pelo amor, pela responsabilidade, pelo respeito ao bem comum e às individualidades, pela honestidade, pelo espírito de tolerância, pela justiça, pela defesa da dignidade do ser humano;

  • do direito à educação inclusiva aos portadores de necessidades educativas especiais, conforme a legislação, desde situações leves e transitórias, que podem se desenvolver espontaneamente no curso do trabalho pedagógico, até situações moderadas que requerem o uso de recursos especiais, possibilitando assim, graduais e progressivas adaptações do currículo;

  • do trabalho, das atividades e vivências fundamentadas nos princípios da sensibilidade, da flexibilidade, da paz, da esperança, da justiça, do amor, da criatividade, da ludicidade, da solidariedade, da qualidade e da diversidade;

  •  

    da valorização da tradição, do saber elaborado no decorrer da história da humanidade e da memória histórica;

  • do desenvolvimento do espírito investigativo e explicativo, do estímulo à pesquisa - sem idolatria à ciência, do incentivo a elaboração de novos conhecimentos, estabelecendo sentido e significação para a ação humana, do ponto de vista individual e social;

  • da análise e reflexão sobre a responsabilidade e o impacto de cada um no planejamento, na administração e nos resultados sócio-econômicos dentro e fora do seu meio;

  • da promoção da espiritualidade para a plenificação da vida, por meio de reflexões contextualizadas sobre a Bíblia, sobre o amor a Deus, ao próximo e a si mesmo;

  •  da valorização do “ser” sobre o “ter”;

  • da abertura do diálogo inter-religioso e da vivência ecumênica;

  • da relação responsável do ser humano com o meio-ambiente, com a Criação, com ênfase na preservação da vida e ao querer viver;

  • da comunicação dialógica, caracterizada pelo saber ouvir, pelo respeito mútuo, pela cumplicidade e pela criticidade;

  • do incentivo dos dons nas vocações e profissões;

  • do convívio com as diferenças (étnicas, culturais, sociais, físicas, cognitivas...);

  • da educação para a saúde física e mental, enfatizando o diálogo sobre as dependências químicas e os desvios sociais;

  • da educação sexual com ênfase no amor, no respeito e na responsabilidade;

  • do incentivo ao estudo das línguas, das artes e dos esportes;

  • de uma maior inserção no contexto da cultura regional e brasileira;

  • do olhar crítico frente a globalização;

  • do envolvimento dos pais nos projetos escolares;

  • do investimento na formação e capacitação continuada das pessoas que ocupam a função de gestoras dos processos pedagógicos e administrativos;

  • da formação de lideranças de educandos, educadores e funcionários, com vistas à atuação na sociedade, como agentes de transformação;

  • do envolvimento das pessoas de forma integral, valorizando a participação de corpo inteiro;

  • da organização do aparato legal, a fim de possibilitar lisura e transparência das questões pedagógicas e administrativas;

  • do uso de avaliações internas e externas com função projetiva.

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