Acontece na Biblioteca

Turmas 221 e 222 dão show de interpretação no Sarau de Biblioteca!

Publicado em 18/04/2016 às 07h38

E o Sarau de Biblioteca continua! Na sexta-feira, do dia 08 de abril, foi a vez dos segundos anos (turmas 221 e 222) compartilharem literatura a partir do poeta Manuel Bandeira. Foi um momento de muita reflexão e aprendizado. Os alunos recitaram os seus poemas com muita autonomia e teceram comentários significativos daquilo que preparam para esse momento. Também trouxeram contribuições relevantes sobre a vida do poeta pernambucano. O momento foi acompanhado por muito talento musical. Arthur Gunschnig, Arthur Lamberti, Luciano Haubrich e Otávio Blauth, da turma 221, e Lucas Müller e Savas Flesch, da turma 222, enriqueceram o primeiro Sarau de Biblioteca de 2016, com diferentes estilos musicais. Fica a certeza de que o projeto (re)valoriza o período de leitura e também a Biblioteca, espaço primordial para a formação de leitores críticos, criativos e autônomos.

Categoria: Acontece na Biblioteca
Comentários (0) e Compartilhar

Rompendo estruturas no Sarau de Biblioteca da turma 232

Publicado em 11/04/2016 às 07h29

O Sarau de Biblioteca da Turma 232 iniciou com a apresentação do “Poema tirado de uma notícia de jornal”, que possui traços característicos da poética do homenageado e modernista, Manuel Bandeira. A discussão deu-se principalmente na apresentação de fatos relativos ao cotidiano e a simplicidade que viraram poesia nas mãos do escritor.

Segundo a professora Ângela, para compreender a forma como Manuel Bandeira apresenta sua arte, devemos nos voltar para a construção histórica da mesma - da arte -, que antes possuía apenas o objetivo de entreter e que, na poética de Manuel e dos outros poetas modernistas, surge como um modo de engajar-se com a sociedade.

Entre uma poesia e outra, os alunos Nícolas e Gabriel trouxeram a musicalidade popular brasileira para o Sarau. Os meninos apresentaram músicas do cantor Wesley Safadão, que suscitou a discussão sobre as rupturas estruturais, tanto trazidas pela música sertaneja atual em relação a outros estilos musicais, quanto na poética modernista na qual o autor homenageado se insere, e que rompe com os ideais parnasianistas.

Fica claro que há, desde o primeiro Sarau de Biblioteca, ocorrido em 2014, uma evolução enorme no grupo que está, hoje, realizando suas apresentações. Estes que participaram no “projeto piloto”, hoje demonstram suas aprendizagens de forma cada vez livre e espontânea, surpreendendo, nós, organizadores e fazendo-nos acreditar que a literatura pode ensinar e nos fazer refletir sobre nossa própria vida. Nas palavras da professora Ângela, a literatura “vai suscitar reflexões, que, talvez não agora, mas um dia farão muito sentido em nossas vidas, assim como a poesia “O Bicho” fez em minha vida”.

PRÊMIO – CORREDOR POÉTICO

Durante as duas semanas que antecederam o Sarau de Biblioteca, os alunos tiveram contato com imagens e textos que representavam um pouco da vida do poeta Manuel Bandeira e de um de seus principais poemas. Foi proposto aos alunos o desafio de identificar através das imagens o poema que elas representavam e posteriormente envio de E-mail respondendo a pergunta. Aqueles que respondessem corretamente o nome do poema concorreriam a um livro do autor homenageado.

Quem acertou o desafio do corredor poético foi a aluna Tainara Balt da Turma 232. Na ocasião do Sarau de Biblioteca da sua turma a aluna foi, então, premiada com o livro “Bandeira de Bolso – Uma antologia poética”.

Parabéns!

 

Categoria: Acontece na Biblioteca
Comentários (0) e Compartilhar

Sarau de Biblioteca, poemas e música com a Turma 212

Publicado em 06/04/2016 às 10h29

O primeiro Sarau de Biblioteca dos primeiros anos do Ensino Médio ocorreu no dia 6 de abril e teve início com a turma 212, acompanhados pela Professora Nicole. O sarau iniciou com a apresentação do momento histórico em que viveu o poeta Manuel Bandeira, o modernismo. Em grupos, os alunos apresentaram cartazes com representações dos poemas escolhidos através de desenhos, imagens e textos. Ainda nos grupos, declamaram poemas e expressaram suas reflexões acerca dos mesmos.

A música teve destaque com a aluna Dhara, que trouxe canções brasileiras de artistas e bandas como Maria Gadú, Legião Urbana e Chimarruts, que fizeram a turma inteira cantar. Ao final, a colega, Júlia, tocou um clássico da banda americana Creedence, intitulado “Have You Ever Seen The Rain?”.

O próximo Sarau de Biblioteca acontecerá com as turmas dos segundos anos do Ensino Médio, no dia 7 de abril.

Fique ligado nas próximas notícias!

Categoria: Acontece na Biblioteca
Comentários (0) e Compartilhar

Sarau de Biblioteca 2016 - Foi dada a largada!

Publicado em 04/04/2016 às 10h13

O primeiro Sarau de Biblioteca do ano de 2016 homenageou o poeta pernambucano Manuel Bandeira e trouxe discussões importantes sobre sua vida e obra. Os alunos apresentaram, sob diferentes perspectivas, poemas retirados dos vários livros do poeta que tratam de suas lembranças, sua infância, seus amigos, a realidade do mundo, sua pureza e melancolia.

Além da poética de Manuel Bandeira, os alunos Guilherme Wallauer e Arce Gottlieb, destacaram-se tocando algumas músicas, entre elas o sucesso do cantor trescoroense Jéf, intitulado “Oi”, e “Love yourself”, do cantor pop, Justin Bieber.

Durante o evento, foi possível perceber a evolução dos alunos desde o primeiro ano de Sarau de Biblioteca, em 2014. Modificaram e aperfeiçoaram suas maneiras de recitar e cantar, também, mudaram seus comportamentos e conseguiram realizar reflexões mais maduras e claras sobre a poética. Dessa forma, percebemos e afirmamos com a fala da Professora Ângela que “a leitura é muito além do que só ler (...), é também fazer sentido em nossa realidade”.

 Leia também: 

Sarau de Biblioteca, poemas e música com a Turma 212

Rompendo estruturas no Sarau de Biblioteca da Turma 232

Turmas 221 e 222 dão show de interpretação no Sarau de Biblioteca!

Turma 211 fechando com chave de ouro Sarau de Biblioteca

Categoria: Acontece na Biblioteca
Comentários (0) e Compartilhar

Pesquisa levada a sério!

Publicado em 09/07/2015 às 08h24

A turma 501, recebendo auxílio da professora Daniele, decidiu pesquisar utilizando bibliografia física, sem uso da internet na primeira etapa do projeto da disciplina de Ciências. A temática escolhida foram os Recursos Naturais e a turma foi dividida em grupos, os quais deveriam pesquisar sobre o tema abordado e construir um resumo posteriormente digitado no laboratório de informática da escola. Na biblioteca, fomos muito bem assistidos pela auxiliar de biblioteca, Leila, que separou previamente o material de pesquisa, nos orientando a encontrar as informações da maneira correta.

Categoria: Acontece na Biblioteca
Comentários (0) e Compartilhar

Visita guiada com alunos do sexto ano

Publicado em 26/05/2015 às 14h40
No dia vinte e cinco de maio, tivemos um momento diferente em nossa Biblioteca. Os alunos da Turma 601, juntamente com a professora Clair, ouviram a contação de uma parte da história do livro "Amália, a espantalha", que é literatura obrigatória para os sextos anos. Após isso realizaram uma visita orientada, na qual conheceram o funcionamento da biblioteca, bem como as classificações atribuídas aos livros e seus respectivos lugares nas estantes. Entrando em contato com o funcionamento da biblioteca, acreditamos que os alunos serão mais conscientes quanto ao cuidado e manuseio com os livros, mantendo nossa biblioteca como um lugar agradável e acolhedor!
 
Categoria: Acontece na Biblioteca
Comentários (0) e Compartilhar

Escrevendo outras histórias

Publicado em 26/05/2015 às 14h30

Neste mês, recebemos da aluna Aléxia Backes Dörr (primeira da direita para esquerda), do sétimo ano, uma doação muito especial de livros! Com certeza eles serão muito bem aproveitados pelos frequentadores de nossa biblioteca! Muito obrigada!

 

Doe livros e ajude a escrever outras histórias!

Categoria: Acontece na Biblioteca
Comentários (0) e Compartilhar

Contos africanos com a turma 201

Publicado em 12/05/2015 às 16h17

Nos dias 12 e 19 de maio, a Turma 201, sob orientação da professora Cristiane Winkel Elert, realizará horas do conto para as turmas da Unidade II a partir da coleção de livros "Contos e Lendas Africanas" . A temática faz parte do projeto da turma que trabalhará diversos aspectos da cultura mundial.

Hoje, dia 12 de maio, alguns alunos da turma contaram para os primeiros anos do Ensino Fundamental as histórias "Sapos e cobras" e "A gazela e o caracol". As turmas adoraram! 

 

CURIOSIDADES AFRICANAS

Em cada aldeia africana há sempre um contador de histórias. Houve um tempo em que atrair ou roubar um contador de histórias de outra aldeia levava à guerra entre as tribos. Os contadores de histórias são muito importantes, pois carregam consigo a sabedoria e as lições de vida fundamentais para formar o caráter dos mais jovens. Na África, eles são conhecidos como griots ou os domas. Eles não são os únicos que podem contar histórias, mas são eles os contadores oficiais e os mais respeitados.

 

Categoria: Acontece na Biblioteca
Comentários (0) e Compartilhar

Sarau de Biblioteca - especial Cecília Meireles

Publicado em 05/05/2015 às 07h44

A segunda edição anual do Sarau de Biblioteca aconteceu nas primeiras semanas do mês de abril, contemplando as turmas do ensino médio, sob orientação da professora Ângela, com as turmas de segundo e terceiros anos, e da professora Fabiana, com as turmas de primeiro ano.

Com a lembrança de apresentações passadas e também trazendo novas propostas, o Sarau de Biblioteca continua sendo um momento de confraternização, troca de experiências e muito aprendizado.

Seguindo o mesmo formato, mas desta vez homenageando a professora, jornalista, pintora e exímia escritora brasileira, Cecília Meireles, o Sarau mostrou, mais uma vez, a capacidade de reflexão dos alunos diante das temáticas, muitas vezes de cunho subjetivo e introspectivo, apresentadas pelos poemas e outros textos da autora.

Confira baixo alguns registros do Sarau de Biblioteca - especial Cecília Meireles.

 

Categoria: Acontece na Biblioteca
Comentários (0) e Compartilhar

show fwB center tsY fsN normalcase|left tsN fwR fsN|left show fwR|b01 bsd||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05 fwR|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||