Biblioteca Eldo Ivo Klain

Hora do conto com a professora Luciana

Publicado em 28/04/2014 às 15h04

Nesta segunda-feira, 28 de abril, a biblioteca recebeu a visita da turma 501, guiada pela professora Luciana Herrmann, que promoveu para sua turma uma hora do conto sobre o livro "Mania Eletrônica" da autora Mirian Montanari Grüdtner.

O livro conta a história de quando as crianças gostavam mesmo é de brincar na escola ou com os amigos da vizinhança e depois, ainda auxiliar a família com as tarefas de casa. Porém, o tempo foi passando e muita coisa mudou. De repente, ninguém mais queria saber de jogar bola, peteca, pular corda... O que será que aconteceu com esta garotada?

Os alunos fizeram uma reflexão sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos em seus comportamentos, bem como, contaram um pouco sobre como eram as brincadeiras nos tempos passados.

Nós, da Biblioteca Eldo Ivo Klain, ficamos muito felizes em recepcionar as turmas em nosso espaço reservado à leitura e literatura. Todos são sempre bem vindos!

 

Categoria: Acontece na Biblioteca
Comentários (1) e Compartilhar

Sarau de Biblioteca - Mario Quintana

Publicado em 24/04/2014 às 11h26
Hoje tivemos nosso primeiro Sarau de Biblioteca!
O autor escolhido para esta primeira edição foi, o gaúcho, Mário Quintana.
 
Este momento literário proporcionou aos estudantes um espaço para reflexão e debate através de declamação de poemas e apresentações musicais.
 
O evento iniciou com a participação da estudante Tainara Balt com a poesia "O retrato". A mesma, remeteu a suas lembranças da 4ª série, quando a professora Luciana Herrmann, que hoje atua no 5º ano, realizou uma atividade de leitura e desenho sobre a mesmo.
 

Parabéns aos alunos da turma 212 e professora Ângela Soder por momentos de grande enriquecimento cultural!

 

 Confira no vídeo abaixo os melhores momentos do Sarau!

 

 

Categoria: Acontece na Biblioteca
Comentários (1) e Compartilhar

Dia mundial do Livro - Um dia cheio de curiosidades!

Publicado em 23/04/2014 às 14h08

Você sabia que no 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro? Mas, por quê?

Esta data foi criada pela Unesco com o intuito de encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura. 

Já, o dia 23 de abril, foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, e também porque, na Espanha, há uma tradição que no dia de São Jorge, dá-se uma flor à quem comprar um livro.

Outra curiosidade interessante, é que a Unesco, juntamente com representantes de editoras do mundo inteiro, escolhem a cada ano uma cidade para ser a "Capital mundial do livro". No ano de 2014, a capital será Port Harcourt na Nigéria. 

 

Neste Dia Mundial do Livro, leia um trecho do seu livro preferido para alguém, mostre para quem você gosta o quanto é importante ler. Lembre-se, a leitura também alimenta!

 

 



“O livro é aquele brinquedo,
 por incrível que pareça,
 que, entre um mistério e um segredo,
 põe ideias na cabeça."
 (Maria Dinorah)

 

Categoria: Outros
Comentários (0) e Compartilhar

Novidades - Abril (1)

Publicado em 09/04/2014 às 11h20

Categoria: Novidades
Comentários (0) e Compartilhar

Li e indico, por Ivo Rick Neto - Minha vida fora de série 1ª t.

Publicado em 09/04/2014 às 10h32

"Li o livro Minha vida fora de série - 1ª temporada, da autora Paula Pimenta, ele conta a história de uma adolescente que se muda de São Paulo para Belo Horizonte depois da separação de seus pais. A personagem principal Priscila, não gosta nada da ideia, porque terá que ficar longe de tudo que gosta: pai, amigos e seus animais. Mas, aos poucos vai aprendendo a viver de uma maneira diferente. 

Gostei muito do livro! Vale a pena ler!"

 

 

 

Confira abaixo o Booktrailer do livro "Minha vida fora de série", retirado da página da autora no Youtube. 

Para saber mais sobre a coleção "Minha vida fora de série", acesse: www.minhavidaforadeserie.com.br.

Participe da seção "Li e indico" enviando sua opinião sobre algum livro ou filme para biblio@dorothea.com.br!

 

Categoria: Li e Indico
Comentários (1) e Compartilhar

Li e indico, por Leila Koch - Amália, a espantalha

Publicado em 03/04/2014 às 13h09

"Quando recebemos a indicação de um livro de leitura obrigatória, logo pensamos: deve ser muito chato!

Porém, ao começar a leitura me apaixonei pela Amália, uma boneca criada para espantar os corvos do milharal.

Amália tem vida e opinião próprias, lutando para entender os fatos que acontecem no mundo e a melhor forma de resolvê-los.

Mesmo sendo um livro de literatura infantil, indico-o a jovens e adultos interessados em temas atuais, pois traz à tona um assunto muito comentado hoje em dia: o bullyng.

Leiam, pois vale a pena!"

 

 

Clique no link (http://goo.gl/N5hV4I) e acesse a entrevista com Majori Claro, autora do livro Amália, no site da Editora FTD. 

 

Participe da seção "Li e indico" enviando sua opinião sobre algum livro ou filme para biblio@dorothea.com.br!

Categoria: Li e Indico
Comentários (1) e Compartilhar

Leitura para crianças: dedicação e incentivo

Publicado em 03/04/2014 às 10h55

"É preciso desmanchar essa ideia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, mas para estar nas nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças". Magda Soares

Com o objetivo de incentivar o prazer da leitura, a Biblioteca Eldo Ivo Klain conta com um ambiente destinado a exploração e contação de histórias. Os estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais possuem horários semanais para troca de livros e quinzenais, para hora do conto.

Sendo assim, acreditamos que a Biblioteca é um dos ambientes que proporcionam o incentivo à prática da leitura, o respeito e  o cuidado com os livros, contribuindo assim, para a formação de adultos leitores. 

 

Clique no link abaixo e confira o artigo da Revista Criança sobre o prazer da leitura.

Revista Criança 40

 



 

 

 

Categoria: Outros
Comentários (0) e Compartilhar

Novidades - Março (2)

Publicado em 31/03/2014 às 14h19

Categoria: Novidades
Comentários (0) e Compartilhar

Livro velho ou Livro Antigo?

Publicado em 21/03/2014 às 15h20

"A diferença está no uso. Se eu digo que determinado carro é velho, eu estou afirmando que ele não tem mais (ou tem muito pouco) condições de uso. Se eu digo que ele é antigo, eu estou atribuindo um valor a ele, afirmando que ele é um objeto do passado que ainda possui utilidade, seja ela a mesma que originalmente foi pensada para ele (no caso do carro, a de se locomover) ou estética, ou quem sabe ainda atribuindo uma nova função (como, por exemplo, a de objeto de coleção).

Pensando dessa forma, um livro velho seria aquele que não tem mais condições de ser lido? Nesse caso, uma grande parte das coleções de arquivos e bibliotecas de raridades espalhadas pelo mundo seria apenas uma porção de entulho que não serve para mais nada. Porém, acontece exatamente o contrário: as coleções de raridades já não podem ser manuseadas com frequência, pois podem danificar o objeto livro, mas seu conteúdo – o texto que ele contém – possui um valor inestimável para a história.

Sendo assim, um livro velho não é aquele que não possui mais condições de ser utilizado, pois, como disse anteriormente, não é seu uso que determina seu valor, mas o que ele contém: o texto. Esse  seria, portanto, um livro antigo. Então, o que é um livro velho? Essa pergunta é bem espinhosa. Ao meu ver não tem uma única resposta correta. Entretanto, acredito que um livro velho é aquele que já foi publicado há muito tempo, que está desgastado pelo uso  e que, no entanto, possui uma quantidade razoável de novas edições que repõem seu conteúdo nas livrarias e bibliotecas (...)." Texto retirado do Blog Trecos e Trapos.

 

Viram só?

   Nem sempre que vemos um livro antigo podemos dizer que ele não terá mais uso, na maioria das vezes você está levando em conta o lançamento do momento ou até mesmo a capa mais "moderninha". Não julgue o livro pela capa, mas sim, pelo seu conteúdo!

Categoria: Outros
Comentários (0) e Compartilhar

Novidades - Março

Publicado em 21/03/2014 às 14h51

Confira as novidades de março!

Categoria: Novidades
Comentários (0) e Compartilhar

show fwB center tsY fsN normalcase|left tsN fwR fsN|left show fwR|b01 bsd||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05 fwR|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||