Biblioteca Eldo Ivo Klain

Novidades - Junho

Publicado em 02/07/2014 às 23h05

Para saudar Vinícius de Moraes, o autor homenageado pelo Sarau de Biblioteca do segundo semestre, a Biblioteca Eldo Ivo Klain adquiriu alguns livros que fazem parte de sua bibliografia básica. Eles já estão disponíveis para empréstimos.

Venha conferir!

Categoria: Novidades
Comentários (0) e Compartilhar

Concurso Cultural - 5 MINUTOS DE VINÍCIUS

Publicado em 05/06/2014 às 13h05

Neste ano, a Biblioteca Eldo Ivo Klain, iniciou o ano letivo com muitas mudanças em sua estrutura. Além disso, muitos projetos estão sendo desenvolvidos na escola e muitos deles tendo a biblioteca como parceira. Um deles é o Sarau de Biblioteca, no qual alunos do ensino médio, trimestralmente, homenageiam escritores e músicos através de leituras, interpretações e muita musicalidade.

O segundo trimestre de 2014, é conhecido pelo mês dos namorados e das festas juninas. E agora, também pelo mês que teremos o SARAU DE BIBLIOTECA ESPECIAL VINÍCIUS DE MORAES, o poeta do amor. 

Nós, da biblioteca, estamos preparando o Concurso Cultural: 5 MINUTOS DE VINÍCIUS. 

Acesse o link abaixo e leia o regulamento! PARTICIPE! 

Regulamento - 5 MINUTOS DE VINÍCIUS

Categoria: Acontece na Biblioteca
Comentários (0) e Compartilhar

Abrindo o acervo: livros sobre futebol

Publicado em 02/06/2014 às 10h54

Neste mês, nosso país sediará a 20ª edição da Copa do Mundo de Futebol. Será a segunda vez que o Brasil receberá o maior evento de futebol do mundo que após 36 anos, retorna à América do Sul. Serão 31 times de países visitantes e o time do Brasil que competirão pela Taça Fifa ou "Mister Ball" de 12 de junho à 13 de julho.

Aqui na biblioteca, separamos alguns livros que falam sobre esta grande paixão dos brasileiros, sejam crianças ou idosos, que é o Futebol. Confira!

Categoria: Outros
Comentários (0) e Compartilhar

Você Sabia? Um pouco mais sobre o Guinness Book

Publicado em 22/05/2014 às 09h17

Você sabia que o livro mais consultado na Biblioteca Eldo Ivo Klain é o Guiness Book?

O Guinness Book foi lançado pela primeira vez no ano de 1955, após o diretor administrativo da cervejaria Guinness, em uma de suas caçadas, se envolver numa discussão sobre qual a ave mais veloz da Europa: a tarambola ou o tetraz. Inicialmente a ideia era criar um livro que fornecesse respostas para este tipo de perguntas, e assim, Sir Hugh contratou os gêmeos Norris e Ross McWhirter, que eram jornalistas especializadas na apuração de fatos para construir uma coletânea com os principais recordes. 

O livro foi criado como um brinde, mas acabou sendo um sucesso tão grande que virou um negócio a parte, e no mesmo ano que foi publicado pela primeira vez, tornou-se um dos livros mais vendidos do Reino Unido. Já no ano de 1956, foram vendidos cerca de 70 mil cópias só nos Estados Unidos. Depois disso, foram feitas diversas versões, geralmente uma por ano. Hoje em dia, o Guinness Book é traduzido para 37 idiomas e faz sucesso entre os leitores de todas as idades!

Confira abaixo algumas capas do fabuloso Livro dos Recordes!

 

Categoria: Outros
Comentários (0) e Compartilhar

Novidades - Maio (1)

Publicado em 22/05/2014 às 08h54

Categoria: Novidades
Comentários (0) e Compartilhar

Homenagem ao Dia das Mães na Biblioteca!

Publicado em 19/05/2014 às 16h42

Durante a semana que antecedeu o Dia das Mães, nós, da Biblioteca Eldo Ivo Klain construímos um mural alusivo a data relembrando alguns momentos de professores e funcionários com suas mães e filhos. Confira abaixo o vídeo criado a partir das imagens.

Categoria: Acontece na Biblioteca
Comentários (0) e Compartilhar

Amanda Brusius Tomazi, uma poetisa

Publicado em 02/05/2014 às 15h38

A estudante do 2º ano do Ensino Médio, Amanda Brusius Tomazi, foi agraciada nesta semana com o 3º Prêmio Literário Portal Amigos do Livro 2013. Segundo o site Amigos do Livro, foram quase 3 mil inscrições e Amanda venceu em todas as etapas, ficando entre os 100 trabalhos selecionados. Até agosto deste ano, os poemas serão publicados em uma Antologia, a qual será lançada pela Scortecci Editora, em São Paulo.

Clique aqui e veja a lista de vencedores no site Portal Concursos Literários. 

A Biblioteca Eldo Ivo Klain parabeniza a autora e assídua leitora e frequentadora da Biblioteca por seus poemas de vocabulário enriquecedor que estimulam a imaginação dos leitores. Estamos muito orgulhosos pelo seu trabalho!

 

Confira abaixo o poema vencedor:

Ophelia

Altivo, agora remoto, o Sol explodia em fogosos amores;

Transmitia em seus raios o calor da manhã inebriada;

Junto dele e dela, admirando-a e a queimar-me em ardores,

Via rubra, n’água refletindo, Ophelia, minh’amada.

 

Pudera ser outro teu fado?

Puniu-me ao punir-te,

Tu pagaste pelos meus pecados!

 

Do labor de abrigar-nos enfadado,

O Sol arrastara de mim o anímico.

Cá estou, ê! Carniça pura, macerado!

 

Aquela pungência de fazer doer

E, o principal: queimar,

Aviso dorido seria do anoitecer?

 

Ai Sol, ai Lua,

Por que não me pertenceis?

Vosso dueto uníssono declararia: “Ela é tua! Ela é tua!”

 

Gotinhas cálidas de sereno

Adornavam a negra lisura dos seus cabelos –

Cujos fios destacavam-se na poética noite russa –

E consigo a Lua levou minha musa...

 

Novembro/dezembro de 2013

Amanda Brusius

 

Acesse outros textos da autora em seu perfil no site Recanto das Letras.

Categoria: Outros
Comentários (1) e Compartilhar

Corredor Poético - Uma extensão dos livros

Publicado em 30/04/2014 às 17h24

Durante o período que antecedeu o Sarau de Biblioteca - Especial Mario Quintana, quem passou pelos corredores da escola ou entrou na biblioteca pôde conferir os trabalhos criados pelos alunos do Ensino Médio no chamado "Corredor Poético".

Esta foi uma atividade proposta pela professora Ângela, que, em suas aulas de Redação, propôs aos alunos a criação de cartazes e folhetos que representassem os poemas do poeta homenageado. Utilizando sua criatividade, cada grupo, construiu o seu cartaz, fazendo releituras das diversas obras, como é o caso de "Poeminha do Contra" e "O Bilhete".

A imersão na literatura gaúcha e universal é parte integrante do currículo do Centro. Promover e incentivar novas formas de ver, ler e se relacionar com a literatura e o mundo é papel de todos nós!

Parabéns a todos! 

Categoria: Outros
Comentários (0) e Compartilhar

Sarau de Biblioteca - Mario Quintana (2)

Publicado em 30/04/2014 às 09h57

Nesta semana, foi a vez das turmas 211, 221, 222, 231 e 232 realizarem seus momentos literários no "Sarau de Biblioteca" em homenagem ao grande poeta Mario Quintana, mediados pela professora de português e literatura, Ângela Soder. 

A cada momento literário pudemos identificar inúmeros talentos, como é o caso do aluno Marcelo Veloso da turma 221, que musicou o poema "O Auto-retrato" para apresentar aos colegas durante o Sarau. 

É gratificante ver o empenho de cada aluno em prol deste evento que mobilizou as turmas do Ensino Médio durante o mês de Abril. Nós, da Biblioteca Eldo Ivo Klain, estamos maravilhados com a riqueza das apresentações!

 

Confira abaixo, vídeos dos melhores momentos!

Turma 211

Em breve

Turma 221 e 222

Turma 231 e 232

Categoria: Acontece na Biblioteca
Comentários (0) e Compartilhar

Li e Indico, por Marina Caetano - O maior nabo do mundo

Publicado em 30/04/2014 às 09h41

"Você provavelmente já deve ter ouvido esta história....

Um velhinho que plantou uma muda de nabo, regou e cuidou tanto dela que o nabo cresceu bem forte e saudável. Mas, ele não imaginava o tamanho da força que precisaria para colher o nabo. Ele precisou chamar todos que moravam em sua casa, inclusive o cachorro, o gato e o rato, que em um esforço cooperativo... Bom! A partir daí, você só vai saber se ler este conto, reescrito pelo autor Celso Cisto e lindamente ilustrado por Marcos Garuti. 

Esta, é uma história que garantirá a diversão de todas as idades! Boa de ler, de contar, de ouvir, de representar e brincar! "O maior nabo do mundo" é uma história que te deixará fascinado, ensinará que cooperando podemos atingir nossos objetivos melhor e mais rapidamente! Se você começar, todo mundo também vai querer entrar na fila e gritar "puxa-que-puxa, puxa-que-puxa"! Quer apostar?

Uma dica: Leia!"

 

 

Participe da seção "Li e indico" enviando sua opinião sobre algum livro ou filme para biblio@dorothea.com.br!

 

Categoria: Li e Indico
Comentários (0) e Compartilhar

show fwB center tsY fsN normalcase|left tsN fwR fsN|left show fwR|b01 bsd||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05 fwR|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||