HISTÓRICO
A Educação Infantil do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke é o setor mais antigo da escola. Ela começou em 18 de outubro de 1931, com o nome de Kindergarten, propiciando neste ano de 2011, a comemoração de 80 anos de história deste educandário. Durante 35 anos, atendeu crianças de Jardim de Infância e foi mantida pela Sociedade Beneficente de Senhoras Evangélicas. A finalidade era desenvolver a criança em seu contexto, integralmente, e iniciá-la na vida da comunidade.
O ano de 1967 marcou o início do Ensino Fundamental (Curso Primário) e o começo da Escola Evangélica Dorothea Schäfke. Sua Instituição Mantenedora passou a ser a Comunidade Evangélica de Taquara. Em 1975, completava-se a implantação do Ensino Fundamental, e inauguravam-se as instalações onde até hoje funciona. Com a necessidade de dar continuidade ao trabalho formativo que vinha sendo desenvolvido e de oferecer uma visão abrangente do mundo de trabalho, iniciou, em 1986, o Ensino Médio, e em 1990, o Curso Técnico de Informática.
A preocupação com a prática esportiva teve novo vigor em 1993, com a construção do ginásio de esportes. Em 1996, é inaugurado, no Instituto, o 2º laboratório de informática. Em 1997, a biblioteca é informatizada, e a comunicação com o mundo via internet foi implantada.
A Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura (ISAEC) passou a ser a Mantenedora da escola no ano de 1998, e sua denominação passou a ser Instituto Sinodal Dorothea Schäfke. Para dar mais conforto aos seus alunos, em 1999, a área coberta é ampliada, e é criado o “solarium”. Em 6 de outubro de 2001, foi inaugurado, oficialmente, o novo espaço para a Educação Infantil, com 500 metros quadrados de área construída, abrigando ainda, canchas para a prática esportiva dos alunos da Educação Física, na rua Nelson Renck, nº 3050.
Em 2003, a biblioteca e a portaria são reformadas. Na Educação Infantil, a Casa Pedagógica é inaugurada. A comunicação por internet passou a ser por turbo.
No ano de 2004, o turno oposto é instalado para atender os alunos da Educação Infantil, e é contratada uma nutricionista para coordenar as refeições e as merendas, inclusive dos Ensinos Fundamental e Médio. As instalações do barzinho são modernizadas.
Em 2005, é construída uma área para recreação nas dependências da Educação Infantil, com 115 m². No mesmo ano, o Senhor Eldo Ivo Klain é convidado para ser o patrono da biblioteca da escola, e, em sua homenagem, a mesma passa a ter o seu nome.
O parecer nº 671/2005 do Conselho Estadual de Educação aprovou o novo Regimento Escolar. A partir daí, o Instituto passou a ser chamado, oficialmente, de Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke, criando a Unidade de Ensino Dorothea I e a Unidade de Educação Infantil - Dorothea II.
Em 2006, comemoraram-se intensamente os 75 anos de existência da Escola. Destacam-se, nessas comemorações, a publicação do livro intitulado Dorothea Schäfke: 75 anos de Histórias e Memórias , o show protagonizado por alunos, professores e funcionários, intitulado “A casa que virou Escola e a Escola que virou Centro, e o novo formato da nossa Feira do Livro, que passou a incluir diversas atividades culturais.
Em 2007, a Unidade de Educação Infantil, Dorothea II é ampliada, ganhando mais um andar, quatro salas e pintura com as novas cores da escola. O 1º ano do Ensino Fundamental de 09 anos é implantado. A unidade I também é pintada com as novas cores, e a escola passa a ter nova logomarca e uniforme.
Em 2008 a escola adquire um novo Laboratório de Informática, com quinze máquinas de última geração, direcionadas para o curso de Técnico em Informática.
Em 2009, quatro salas são construídas na Unidade I, completando o terceiro andar do prédio, a ampliação fez-se necessária pelo aumento no número de alunos.
Em 2010, a área coberta da Unidade I é revestida com um piso novo, mais uniforme e seguro.